Com o propósito de incentivar os eleitores a comparecer às urnas neste domingo para exercer seu direito na democracia, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) lançou campanha em que vincula o ato de votar com sabedoria. Reforça convite a quem não é obrigado a votar: os que têm mais de 70 anos e os jovens entre 16 e 18 anos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), 8,99% dos eleitores de Santa Catarina têm 70 anos ou mais, o que significa que estão no grupo em que votar é facultativo. Do total de 5.205.928 eleitores do Estado, 468.051 estão nesse grupo com liberdade para comparecer às urnas ou não. O número de eleitores de SC com 16 e 17 anos é de 56 mil.
– Em tempos de eleição é muito comum a gente ouvir: vote com sabedoria. É um conselho que vale para os jovens, adultos, mas principalmente a você da terceira idade porque ninguém mais do que você conhece o nosso Estado, o nosso país – diz a campanha que destaca o fato de essas pessoas já terem enfrentado muitas crises ao longo da vida.
A propósito, esse eleitor precisa votar com atenção porque é nessa fase da vida que ele mais vai precisar de serviços públicos de qualidade, em especial na área da saúde. Dados da eleição de 2018 à Presidência da República apontaram que esse grupo com 70 anos ou mais respondeu por 25% das abstenções a voto no país.
Continua depois da publicidade
Leia também
Vale Europeu cobra até ciclovias na pauta para melhorar a mobilidade