A empresa Rocketseat, de Rio do Sul, fundada em 2017 por três sócios e especializada em cursos para o setor de tecnologia, em especial desenvolvedores de softwares, foi adquirida pela argentina Digital House. Com a fusão, elas formam a maior comunidade de programadores da América Latina. Segundo o jornal Valor, o negócio foi fechado por R$ 150 milhões.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

– Além da similaridade de metodologias, tanto a Digital House como a Rocketseat têm o propósito de expandir o número de pessoas capacitadas no mercado de tecnologia, especialmente na área de programação, a fim de suprir o cenário de grande demanda.

De acordo com dados de um levantamento realizado pela Microsoft, atualmente, o Brasil possui cerca de 400 mil profissionais de programação e desenvolvimento. No entanto, a previsão aponta que haverá mais de 6 milhões de oportunidades na carreira até 2025. Ou seja, o déficit na área é enorme e está aumentando a cada dia – informou a Digital House em seu site.

Segundo a companhia, essa fusão vai permitir acelerar a expansão na formação de talentos para o setor de tecnologia. A Rocketseat revelou este ano que em 2020 formou 14 mil desenvolvedores e pretende oferecer ao mercado 100 mil novos programadores até 2023.

Continua depois da publicidade

A decisão da Digital House de comprar a catarinense teve influência do Mercado Livre. A gigante de vendas virtuais, que também é da Argentina, foi uma das investidoras do aporte de aproximadamente R$ 280 milhões feito este ano à Digital House, que teve também as participações da Globant e dos fundos Riverwood Capital e Kaszek. O Mercado Livre conhece as empresas de tecnologia de SC porque integra o ecossistema local. Tem Florianópolis a Axado, unidade de desenvolvimento de software para logística.

Para o cofundador e CEO da Rocketseat, Robson Marques, o propósito das duas empresas se conecta e juntas elas poderão impulsionar ainda mais pessoas nas suas carreiras. O cofundador e CEO da Digital House Brasil, Sebastian Mackinlay, afirmou que com essa união será possível ampliar a oferta de conteúdos e produtos em coding, atendendo a alta demanda corporativa.