Mais uma vez, ecossistemas e empresas de Santa Catarina foram destaques na premiação do setor de tecnologia promovida pela plataforma 100 Open Startups. Na 9ª edição do ranking, revelada na noite desta quinta-feira (17), no Rio de Janeiro, a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e a Fundação Certi ficaram no TOP 10 de ecossistemas. Além disso, mais de uma dezena de empresas e startups de SC integraram rankings.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O 100 Open Startups premiou as 100 startups e 100 as corporações que mais se projetaram no setor de inovação aberta no período de julho de 2023 a junho de 2024. Segundo a plataforma, nesse período foram registrados 62.216 relacionamentos de inovações abertas que somaram negócios no valor de R$ 10,8 bilhões, 63% mais do que nos 12 meses anteriores.  

Na categoria de TOP Ecossistemas, em que a Acate e a Certi foram reconhecidas, participaram 1.087 instituições de todo o Brasil, incluindo entidades do Sistema S, federações industriais, fundações, universidades e hubs de inovação, entre outros.

– Nós ficamos muito orgulhosos com esse reconhecimento, que demonstra o poder que a inovação feita em Santa Catarina tem para contribuir com o desenvolvimento de toda a economia e da sociedade brasileira. A Acate sempre abraçou a causa da inovação aberta, fomos pioneiros ao criar o programa LinkLab para unir corporates e startups e hoje já são mais de 450 projetos concluídos com grandes empresas e até mesmo órgãos ligados ao poder público estadual e federal que nos procuram para se conectar à inovação – destaca o presidente da Acate, Diego Ramos.

Continua depois da publicidade

Mais de mil ecossistemas foram referenciados e dois de SC ficaram entre os TOP 10 (Foto: Divulgação)



Empresas de SC nos rankings

Além de forte presença no ranking em geral, Santa Catarina teve algumas empresas que foram mais bem posicionadas no ranking. A Weknow, uma healthtech de Joinville, ficou em quinto lugar no ranking geral de startups e em primeiro lugar no segmento de saúde. Também ficaram no top 100 as startups catarinenses Mundi Games Experiences, Predialize, GoGood e Neokohm.

Na lista de Scale-Ups, SC marcou presença com as empresas Gofind, Motorista PX, Kemia Tratamento de Efluentes, Indicium e Voltbras.

Outras empresas de tecnologia de SC que integraram ranking estão a Indicium (inteligência artificial); ManejeBem (agritechs); Voltbras e movE Eletromobilidade (energytechs); Rampfy (productivity); Motorista PX (marketplace); GoGood e Uppo (HR techs); Predialize (construtechs); Gofind e OmniHunter (martechs); Mundi Game Experiences (edtechs); Nanoscoping (biotechs); Mobway e BIX Tecnologia (autotechs); Kemia Tratamento de Efluentes e 4FeedStock (water and sanitation); Wifeed (cybersecurity and identification), Neokohm (foodtechs), Estúdio Haus (VR/AR).

Continua depois da publicidade

O 100 Open Startups também reconheceu grandes empresas, as chamadas pelo setor de corporates, que impulsionam os negócios de tecnologia por meio de inovação aberta. Das que integram o LinkLab da Acate, foram destaques a ArcellorMittal, Unimed, Algar, MRV, Vale, Whirlpool, Central Ailos e Vitru Educação.

Leia também:

Jornada de Conhecimento Expogestão reúne empresários e executivos em Itajaí

Milionário programa de empreendedorismo da Engie foca projetos de mulheres negras e mães

Gasoduto que desafiou a engenharia deve aquecer a economia da Serra catarinense

Multinacional de SC é uma das primeiras do mundo a atingir meta de carbono neutro

FOTOS: Seis destinos de SC recebem prêmio internacional de turismo sustentável

Veja quais são as 20 maiores empresas de SC no ranking 500 Maiores do Sul