Mais uma vez, ecossistemas e empresas de Santa Catarina foram destaques na premiação do setor de tecnologia promovida pela plataforma 100 Open Startups. Na 9ª edição do ranking, revelada na noite desta quinta-feira (17), no Rio de Janeiro, a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e a Fundação Certi ficaram no TOP 10 de ecossistemas. Além disso, mais de uma dezena de empresas e startups de SC integraram rankings.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O 100 Open Startups premiou as 100 startups e 100 as corporações que mais se projetaram no setor de inovação aberta no período de julho de 2023 a junho de 2024. Segundo a plataforma, nesse período foram registrados 62.216 relacionamentos de inovações abertas que somaram negócios no valor de R$ 10,8 bilhões, 63% mais do que nos 12 meses anteriores.
Na categoria de TOP Ecossistemas, em que a Acate e a Certi foram reconhecidas, participaram 1.087 instituições de todo o Brasil, incluindo entidades do Sistema S, federações industriais, fundações, universidades e hubs de inovação, entre outros.
– Nós ficamos muito orgulhosos com esse reconhecimento, que demonstra o poder que a inovação feita em Santa Catarina tem para contribuir com o desenvolvimento de toda a economia e da sociedade brasileira. A Acate sempre abraçou a causa da inovação aberta, fomos pioneiros ao criar o programa LinkLab para unir corporates e startups e hoje já são mais de 450 projetos concluídos com grandes empresas e até mesmo órgãos ligados ao poder público estadual e federal que nos procuram para se conectar à inovação – destaca o presidente da Acate, Diego Ramos.
Continua depois da publicidade

Empresas de SC nos rankings
Além de forte presença no ranking em geral, Santa Catarina teve algumas empresas que foram mais bem posicionadas no ranking. A Weknow, uma healthtech de Joinville, ficou em quinto lugar no ranking geral de startups e em primeiro lugar no segmento de saúde. Também ficaram no top 100 as startups catarinenses Mundi Games Experiences, Predialize, GoGood e Neokohm.
Na lista de Scale-Ups, SC marcou presença com as empresas Gofind, Motorista PX, Kemia Tratamento de Efluentes, Indicium e Voltbras.
Outras empresas de tecnologia de SC que integraram ranking estão a Indicium (inteligência artificial); ManejeBem (agritechs); Voltbras e movE Eletromobilidade (energytechs); Rampfy (productivity); Motorista PX (marketplace); GoGood e Uppo (HR techs); Predialize (construtechs); Gofind e OmniHunter (martechs); Mundi Game Experiences (edtechs); Nanoscoping (biotechs); Mobway e BIX Tecnologia (autotechs); Kemia Tratamento de Efluentes e 4FeedStock (water and sanitation); Wifeed (cybersecurity and identification), Neokohm (foodtechs), Estúdio Haus (VR/AR).
Continua depois da publicidade
O 100 Open Startups também reconheceu grandes empresas, as chamadas pelo setor de corporates, que impulsionam os negócios de tecnologia por meio de inovação aberta. Das que integram o LinkLab da Acate, foram destaques a ArcellorMittal, Unimed, Algar, MRV, Vale, Whirlpool, Central Ailos e Vitru Educação.
Leia também:
Jornada de Conhecimento Expogestão reúne empresários e executivos em Itajaí
Milionário programa de empreendedorismo da Engie foca projetos de mulheres negras e mães
Gasoduto que desafiou a engenharia deve aquecer a economia da Serra catarinense
Multinacional de SC é uma das primeiras do mundo a atingir meta de carbono neutro
FOTOS: Seis destinos de SC recebem prêmio internacional de turismo sustentável
Veja quais são as 20 maiores empresas de SC no ranking 500 Maiores do Sul