Grupo de economistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que tem à frente o doutor Henrique Reichert, acaba de abrir em Florianópolis a empresa de consultoria Caravela Soluções, voltada a análise econômica de municípios para auxiliar empresas nas decisões de investimentos. Com inteligência de mercado, o objetivo da plataforma www.caravela.biz é mostrar o potencial das cidades e a realidade local. Nesta primeira fase, o trabalho envolverá municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, mas logo incluirá o Paraná.
Continua depois da publicidade
– O Brasil tem uma infinidade de cidades de pequeno porte com rápida expansão econômica. Muitas vezes, ultrapassam as taxas de crescimento de municípios maiores e já conhecidos do público – observa Henrique Reichert, diretor da nova empresa, que até segunda-feira desta semana era o economista do Observatório da Indústria de Santa Catarina, na Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), onde fazia análise de inteligência, tendo atuado também como pesquisador.
A proposta da Caravelas, conforme o economista, é reunir e apresentar dados em relatórios e gráficos fáceis de entender. O objetivo é auxilar a decisão de investimentos, direcionando para cidades com as melhores condições para serem desenvolvidos e, assim, minimizar riscos.
A Região Sul do Brasil, que tem apresentado quase todos os anos as melhores taxas de crescimento do país, conta com municípios de todos os tamanhos e características, com excelentes condições de desenvolvimento humano. A análise especializada de dados vai facilitar a vida de investidores e poderá ajudar também os municípios no aproveitamento melhor dos seus potenciais.
Continua depois da publicidade