A contratação de pessoal nas empresas migrou para as tecnologias digitais como medida de prevenção ao novo coronavírus e, quando é possível, o candidato contratado trabalha em home office. Atualmente, são quase 230 novas vagas disponíveis em Santa Catarina, especialmente na Grande Florianópolis, oferecericas por empresas de tecnologia e rede de supermercados que seguem essa nova forma de contratação.

Continua depois da publicidade

Indústrias de Joinville vão abrir 500 vagas para trabalhadores temporários

Com o crescimento do consumo das famílias durante o isolamento, a rede Hippo Supermercados, que tem quatro lojas na região de Florianópolis, ampliou o delivery e segue contratando mais pessoas. Desde o final de março ampliou o quadro em 30 colaboradores e está com mais 30 vagas abertas. Pelo novo sistema de seleção, logo que se inscreve o candidato assiste a um vídeo sobre a empresa e no final, antes de ser convidado para a entrevista presencial, é convidado a fazer um vídeo respondendo a algumas questões. Segundo a coordenadora de pessoas Karin Cabral Saqueti, como a rede tem foco na humanização, fez questão de manter isso, mesmo na digitalização. A seleção online no site da empresa permitiu receber mais currículo. O Hippo conta com equipe de 400 pessoas para as quatro lojas.

Concursos públicos em SC: veja vagas e processos com inscrições abertas

Quem também está ampliando o quadro de pessoal é a Ahgora, empresa de tecnologia de Florianópolis especializada em sistemas digitais de gestão de pessoas. Está com 26 vagas abertas em diversas áreas, desde marketing até desenvolvimento de sistemas. A gerente de RH da Ahgora, Juliana Bittencourt, diz que esses novos postos de trabalho resultam da demanda crescente de tecnologias que auxiliam justamente a gestão remota de trabalhadores.

Continua depois da publicidade

Com unidades em Florianópolis e Joinville, a agência de comunicação BriviaDez, do Rio Grande do Sul, está contratando 60 profissionais para trabalhar de qualquer lugar do Brasil ou até do exterior. A empresa diz que adotou a cultura nômade. Tem vagas para jornalistas e outros profissionais. Busca analistas de conteúdo, editor, diretor de arte, cientistas de dados etc. Esse fortalecimento de equipe é porque a empresa acaba de abrir unidade em Brasília, informa o líder do novo escritório, Eliel Allebandt. O foco é atender empresas públicas na Capital.

A HostGator, multinacional americana especializada em criação de sites, conta com 48 vagas abertas para profissionais a partir da unidade de Florianópolis. A empresa busca, principalmente, profissionais para as funções de desenvolvedor fullstack pleno e desenvolvedor front-end sênior. A inscrição é no site da companhia controladora da Hostgator, a Endurance.

Também de Florianópolis, a Softplan, que é uma das maiores empresas de software do país, conta com 14 vagas abertas para as áreas de tecnologia, marketing e suporte administrativo e financeiro. Todas para home office. Com equipe de 1,9 mil pessoas, a Softplan opera totalmente por teletrabalho desde março e seguirá assim até o fim do ano.

O DOT Digital Group, que atua com educação corporativa digital, está com 26 vagas abertas. As principais funções são nas áreas de tecnologia, operação EAD, comercial, desenvolvimento e marketing. A maioria é para Florianópolis, onde fica a sede da empresa, mas existem vagas em Brasília e São Paulo. A empresa, que tem também filial em Lisboa, é uma das maiores do país no segmento. As inscrições são no http://dotgroup.enlizt.me/.

Continua depois da publicidade

A Dígitro Tecnologia, uma das pioneiras do setor em Santa Catarina e no país, com 40 anos de atuação, possui três vagas abertas em Florianópolis. São nas áreas de desenvolvimento e suporte técnico e gerenciamento de sistemas internos. Para se inscrever, é preciso acessar o site www.digitro.com/carreira/.

Líder em soluções para participantes de licitações, a startup Effecti é de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, mas aceita candidatos de todo o Brasil. Está com quatro vagas abertas e busca profissionais para as funções de pré-vendedor, desenvolvedor, assistente de suporte e analista de marketing digital. A inscrição é pelo site.

Quem está procurando uma nova colocação no mercado de trabalho devem acessar os sites das empresas. Todas, atualmente, oferecem logo no início, no meio ou no final, as vagas que têm abertas e como se inscrever. Além das empresas citadas acima, outras contam com postos de trabalho abertos como a Area Central, de Rio do Sul, Teltec Solutions e Pulses, de Florianópolis, e a Asaas, de Joinville. 

Quem está com dificuldades de se recolocar no mercado de trabalho pode tentar fazer algum curso na área de tecnologia, buscando na área uma segunda carreira. É um setor que sempre tem vagas em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade