Um programa que orienta como preservar nascentes e rios para melhorar a produção de água potável está fazendo a diferença na vida de agricultores de Santa Catarina. É o AOBe Water, uma iniciativa conjunta ESG da multinacional Imperial Brands e a Alliance One Brasil, empresas do setor de produção de tabaco, que atuam em SC e demais estados do Sul do país.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Iniciado em julho de 2022, o programa já abrange 97 municípios e conta com a colaboração das empresas de assistência rural. Em SC, a parceria é com a Epagri, que também conta com uma série de ações para ajudar agricultores a preservar águas. No Estado, já estão sendo protegidas 32 fontes e 20 poços por meio do AOBe Water.
Entre as principais práticas transmitidas aos agricultores estão a recuperação de solos, plantio e recuperação da mata ciliar em torno de nascentes e rios, e isolamento dessas áreas para limitar acesso de pessoas e animais. A partir daí, a natureza fortalece seu potencial de recuperação e produção de águas.
Onde há falta de água, o programa colabora também na instalação de novas caixas de água e de cisternas para reserva. Na Região Sul, 182 famílias foram contempladas com caixas de água de polietileno e construção de cisternas para o uso de água de chuva na limpeza, irrigação e sanitários.
Continua depois da publicidade
Outra orientação envolve a questão sanitária. Onde não há tratamento de esgoto, os agricultores são incentivados a construir fossas sanitárias para que purifiquem os efluentes.
A Alliance One Brasil, que atua em parceria com a multinacional britânica Imperial Brands, atua em SC com tabaco em unidades de Araranguá e Pouso Redondo. Na época da colheita e processamento de fumo, principalmente no primeiro semestre do ano, emprega diretamente perto de 4 mil pessoas.
De acordo com a coordenadora de Sustentabilidade da Alliance One, Carine Schaefer, como a empresa monitora todos os produtores integrados, ela conta com ampla coleta de dados, incluindo os das áreas social, ambiental e de governança (ESG).
Foi assim que identificou propriedades com potencial de melhoria da água potável e saneamento. Como a preservação não impacta apenas a propriedade, o programa AOBe Water beneficia milhares de pessoas, avalia Carina Schaefer.
Continua depois da publicidade
Leia também
Em evento com Levandowiski, secretário diz que autoridade portuária de Itajaí segue publica
Floripa Sustentável e Topázio defendem plano diretor para inclusão social
Saiba quem são os líderes de empresas em SC que estarão com Lula na China
Unisul inaugura em Palhoça Centro Integrado de Saúde com 76 consultórios