O dia 5 de outubro é dedicado a reconhecer quem funda empresas, gera negócios. Nesta data se comemora no Brasil o Dia do Empreendedor, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa e, também, o Dia Internacional da Empresa Familiar.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
São reconhecimentos a quem se dispõe por necessidade, sonho ou coragem, investir dinheiro e tempo para desenvolver um negócio que, para ter êxito, precisa atender necessidades de alguém, de consumidores no mercado nacional e/ou internacional.
Neste sábado, a plataforma eletrônica da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) conta com o registro de quase 1,5 milhão de empresas ativas. São 1.449.280 CNPJs ativos no Estado, para negócios de todos os tamanhos.
Mas como começar um pequeno negócio e torná-lo grande? São muitas ações e estratégias necessárias, com muito trabalho. Como jornalista de economia, perguntei para diversos líderes empresariais sobre as razões de sucesso dos seus negócios.
Continua depois da publicidade
A lista inclui principalmente conhecimento por parte dos sócios sobre a atividade em que vão atuar, planejamento com base em dados, colaboradores qualificados, controle financeiro, atenção aos mercados e gestão ética, que hoje inclui o ESG. Os empreendedores também devem estar atentos a serviços especializados para melhorar negócios como assessorias e consultorias oferecidas tanto gratuitamente como pelo Sebrae e outras instituições, como por empresas privadas.
Dia Internacional da Empresa Familiar
O consultor empresarial Emilio da Silva Neto, de Jaraguá do Sul, aproveita para lembrar de 5 de outubro como o Dia Internacional das Empresas Familiares.
Com trabalhos nessa e em outras áreas, ele aproveitou a data para compartilhar análise de que ‘empresas familiares não são apenas negócios, mas legados que atravessam gerações e moldam o mercado’.
Os 30 anos da revista Empreendedor
O jornalista e empresário Acari Amorim informa que neste 5 de outubro a revista que fundou em Santa Catarina com a marca Empreendedor completa 30 anos. Segundo ele, o destaque com foto na capa da primeira edição, em 1994, foi a empresária Adelina Hess de Souza, a Dona Adelina, fundadora da Dudalina, maior camisaria da América Latina.
Continua depois da publicidade
E na edição dos 30 anos, agora, no formato digital, também é uma empreendedora na capa, a médica Paula Santos, de São Paulo, que criou a empresa Marie.AI. Conforme Amorim, ela formou um banco de dados usando inteligência artificial que permite a um médico fazer diagnóstico em poucos minutos.
-Quando criamos a revista Empreendedor, em 1994, essa palavra não existia em nenhum dicionário brasileiro. Entrou no Aurélio Buarque em 1996. Nessa época, também nenhuma universidade brasileira tinha sequer uma disciplina de empreendedorismo. Hoje essa disciplina é ensinada em diversas instituições – destaca Amorim.
Leia também
Prefeitos eleitos têm desafio liderar cidades para um mundo cada vez mais digital
Completando 10 anos em SC, BMW anuncia investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil até 2028
Arrecadação de SC cresce 13% em setembro e alcança R$ 4,6 bilhões
Aznar alerta sobre era da inteligência artificial e defende liberdade de expressão em SC
Quem é a engenheira que lidera construção de arranha-céus e o que diz sobre segurança