O Brasil comemora em 5 de outubro, a próxima terça-feira, o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, segmento que em Santa Catarina representa 92% do total de empresas e responde por 51% dos empregos formais, destaca a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Fampesc), ao citar dados apurados pelo Sebrae-SC. Em função da data, serão realizados diversos eventos no Estado e no país. Na Grande Florianópolis, a Ampe Metropolitana promove a Semana da MPE, com capacitações ao vivo a partir de segunda-feira.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

Ainda sobre a importância do segmento, a presidente da Fampesc, Rosi Dedekind, destaca que em Santa Catarina, são 895 mil micro e pequenas empresas que respondem por 42% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram R$ 1,406 bilhão em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Serviços (ISS). Mas os desafios são muitos e a entidade está atenta a cada demanda ou entrave a ser resolvido. Atualmente, uma das preocupações é com relação a impostos.

– O Congresso Nacional, por exemplo, debate atualmente uma série de questões de interesse do segmento. Destaco dois temas. Sobre as mudanças no Imposto de Renda, é fundamental que se mantenha a proposta de isenção das MPEs da tributação de lucros e dividendos, exatamente dentro do princípio constitucional do tratamento diferenciado e favorecido – diz Dedekind.

Segunda ela, outra pauta importante do setor é o Simples Trabalhista, que conta com dois projetos de parlamentares catarinenses no Congresso para serem votados. Um é do senador Jorginho Mello (PL-SC) e outro, do deputado Darci de Matos (PSD-SC). Entre os programas que animam o setor, destacado pela empresária e também pelo presidente da Ampe Metropolitana da Grande Florianópolis, Piter Santana, está o Brasil Mais, do Sebrae Nacional, que oferece consultorias e já apresenta resultados.

Continua depois da publicidade

Mais uma vez, a Ampe aproveita o dia 5 de outubro para fazer a Semana da Micro e Pequena Empresa. Segundo Piter Santana, a novidade desta vez serão palestras pelo Instagram da entidade, ao vivo, sempre às 19h, com especialistas diferentes. Os empresários participantes poderão fazer perguntas durante a live. 

A primeira palestra, segnda-feira, será sobre LGPD e mitigação de riscos cibernéticos na prática, com Dionice de Almeida, da Nouvele Seguro Cyber. No dia da Micro e Pequena Empresa, 5 de outubro, Sergio Acy Kollet, do Cartório de Protestos, falará sobre Como vender com segurança. As palestras exclusivas, sobre temas diferentes, seguirão até o dia 9.

Os demais temas de palestras serão Open Banking, fontes de recursos para empresas, era da multitarefa e microcrédito na prática. Nos mesmos dias da programação da semana, sempre às 12h, a professora e empresária Alice Castro, CEO da Performance de Excelência, fará palestras sobre gestão empresarial.