A marca catarinense de biscoitos e massas Parati acaba de chegar aos 50 anos impulsionada por investimento de mais de meio bilhão de reais – US$ 100 milhões – realizados nos últimos anos pela sua controladora, a multinacional americana Kellogg. O mercado brasileiro é uma das prioridades globais da companhia e a cidade de São Lourenço do Oeste, em SC, concentra toda a produção da empresa no Brasil, informa a diretora de Marketing de Categorias da Kellogg, Cristina Monteiro.

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Ao completar seis anos da aquisição, realizada em outubro de 2016 por R$ 1,38 bilhão, a companhia já concluiu a transição, investe constantemente em inovação e este ano está crescendo dois dígitos frente a 2021 no país.

A tradição da Parati em investimentos no esporte, segundo a diretora, influenciou positivamente para a empresa, por meio da marca Kellogg, patrocinar a equipe masculina de futsal de São Lourenço do Oeste, que planeja disputar a liga nacional no ano que vem. Saiba mais na entrevista de Cristina Monteiro, a seguir:

Quanto a Kellogg investiu nos últimos anos na marca Parati e nas demais em Santa Catarina?

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Desde que adquirimos a Parati, um grande plano de investimento foi traçado para a empresa, que incluiu investimentos de mais de US$ 100 milhões no site de São Lourenço do Oeste em SC, que concentra toda a nossa produção fabril. Hoje, na cidade, encontra-se o maior parque industrial da Kellogg na América Latina e um dos maiores do mundo, responsável por mais da metade da arrecadação do município. 

A geração de empregos nesta localidade transcende a Kellogg, trazendo benefício econômico para toda a região. O Brasil é uma das prioridades da empresa globalmente e um dos grandes motores de crescimento. Temos planos para seguir investindo, não apenas em aumento de capacidade produtiva já previsto para 2023, como também em investimento nas nossas marcas.

A Parati chegou aos 50 anos este ano. Que análise faz sobre essa trajetória e como a empresa comemorou a data?

A trajetória é de sucesso, a ponto de que uma das maiores empresas de alimentos do mundo a tenha adquirido. Certamente na análise para essa aquisição foi considerada a qualidade dos produtos, a tradição e a penetração da marca no mercado do Sul. 

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Sabíamos que, com esses atributos e a capacidade de gestão da Kellogg, poderíamos levar a marca Parati ainda mais longe, como temos feito. Estamos felizes com o marco do cinquentenário e acreditamos que este é apenas o início de uma jornada promissora, onde estamos cada vez mais alinhados com as necessidades dos nossos consumidores. 

Para comemorar a data, realizamos uma promoção que durou de junho a agosto nos pontos de venda com a distribuição de prêmios diários em dinheiro e uma casa no sorteio final, além de uma série de outras ações que impactaram inclusive a comunicação de nossas embalagens.

Como está a integração da empresa com a nova controladora, a Kellogg’s?

A transição teve início no momento da aquisição, em 2016, mas foi a partir de 2019 que o processo de integração ganhou maior celeridade. Em 2020, a Kellogg deu por encerrada a transição e passou a adotar a denominação corporativa única da companhia no Brasil, transformando a Parati em importante marca de seu portfólio e parte fundamental de sua estratégia de crescimento, uma vez que com ela, a Kellogg passou a atuar nas categorias de biscoito, massas e refrescos em pó, além de sua tradicional linha de cereais e snacks. 

No complexo industrial da Kellogg em Santa Catarina são fabricados os produtos de todas as marcas da Kellogg como Pringles, Parati, Cheez-It, Trink, Sucrilhos, entre outros.

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Como a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento?

Uma empresa de alimentos como a Kellogg e suas marcas de sucesso, como a Parati, que agora comemora 50 anos de existência, precisam das inovações para seguir liderando. Os investimentos ocorrem todos os anos com novos produtos, texturas e sabores. 

É uma permanente corrida para oferecer aos consumidores opções que eles mesmos nos pedem ou até mesmo para responder às tendências de consumo que observamos no mercado. Este ano por exemplo lançamos o Panettone ChocoMax sabor avelã; os sabores de Pringles fabricados em nosso país respeitam as preferências do paladar brasileiro, assim como vimos no lançamento do snack Cheez-It, um dos mais consumidos nos Estados Unidos, mas que foi adaptado ao gosto local. E como esses exemplos, outros. 

Diversas áreas da empresa dedicam meses de pesquisa e desenvolvimento, de estudos e testes para levar um novo produto às gôndolas, mas é esse cuidado e interesse em sempre inovar que nos leva ao crescimento no Brasil e em qualquer parte do mundo.

Historicamente, a Parati investe no social através do esporte. O que destaca na área de ESG atualmente?

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Nos últimos 50 anos, a marca Parati deixou um legado importante no esporte amador e isso influenciou positivamente na recente decisão da Kellogg de patrocinar a equipe masculina de Futsal de São Lourenço do Oeste, que pretende jogar a liga nacional a partir de 2023.

Já com Sucrilhos, marca icônica da Kellogg, firmamos uma parceria com o Instituto Reação, do ex-judoca e medalhista olímpico Flávio Canto, que está segmentada em três pilares: doação de alimentos por meio do programa Dias Melhores, posicionamento do judô como ferramenta de inserção social, além da capacitação de jovens atletas.

Com o patrocínio, o instituto vai realizar a reforma da academia de alto rendimento no Polo da Taquara, no Rio de Janeiro. Ali acontece o Programa Reação Olímpico, que desenvolve jovens para competições nacionais e internacionais. Também foi possível, por meio deste investimento, a realização do torneio Inter-Reação, que permitiu a experiência de uma competição oficial para os pequenos tigres encararem futuros desafios.

Por fim, a Kellogg investe globalmente em uma plataforma de ESG que leva em consideração quatro pilares: a sustentabilidade, o combate à fome, o bem-estar e o conjunto da equidade, diversidade e inclusão. Esses fatores apoiam nossa promessa de Dias Melhores, programa que engloba nossos principais compromissos de responsabilidade social corporativa em todo o mundo.

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