O deputado federal Carlos Chiodini (MDB-SC) lidera iniciativa para a criação de grupo parlamentar na Câmara dos Deputados com o objetivo de ampliar as relações econômicas e diplomáticas entre o Brasil e o Paquistão. Ele se reuniu nesta terça-feira com o embaixador do país Ahmad Hussain Dayo, em Brasília, acompanhado de empresários de SC que têm negócios com o país asiático.
Continua depois da publicidade
Quinto país mais populoso do mundo, com 220, 89 milhões de habitantes, seguido pelo Brasil com 211,75 milhões, o Paquistão tem a agricultura ainda como forte atividade econômica, mas começa a se destacar na indústria e também em software. Um dos diferenciais é o fato de ser vizinho da Índia e falar inglês.
Exportações de SC crescem 31% em abril puxadas pelo agronegócio
Além disso, inaugurou recentemente uma rodovia de apenas 47 quilômetros que denominou Corredor Econômico China-Paquistão, ampliando a integração com o maior gigante asiático. Com a realização de obras no porto de Gwadar, o Paquistão vai oferecer nova alternativa para a China acessar petróleo do Oriente Médio, reduzindo custos. São diferenciais que motivam o país a buscar mais parcerias com outras regiões do mundo, inclusive o Brasil.
Ministério cria o programa Constelação Catarina de satélites
Continua depois da publicidade
Empresário de Jaraguá do Sul, o deputado tem dado mais atenção a pautas econômicas. Para o encontro com o embaixador Dayo, ele convidou dois executivos da empresa Goedert, da Grande Florianópolis, que atua com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e que importa produtos do Paquistão. Participaram o diretor institucional Julio Marcelino e o CFO, Tiago Goedter. Outra empresa de SC que tem negócios com o Paquistão é da área de tecnologia da Capital, a StarFact, da família Füchter.