Um dos temas de destaque no Summit Cidades 2023, que acontece de segunda a quarta-feira desta semana no Centrosul, em Florianópolis, será mobilidade elétrica, segmento que cresce de forma acelerada no mundo. O evento contará com três painéis organizados pelo professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Erwin Teichmann. O primeiro será sobre Infraestrutura de Recarga Sustentável. O segundo, sobre Mobilidade Elétrica terá como destaque uma apresentação sobre o EVE, carro voador da Embraer. O último vai abordar Inteligência Artificial e a Mobilidade.
Continua depois da publicidade
O início dessa série sobre mobilidade será nesta segunda-feira, das 13h às 14h, com o painel Infraestrutura de Recarga Sustentável. Os palestrantes serão Diogo Seixas, da empresa Atlas Power; Eloir Pagnan da WEG; Marco Aurélio Gianesini, da Celesc; Matheus Rodrigues da Intelbras e Rodolfo Levien, da Voltbras.
Na terça-feira, às 17h, o tema será Mobilidade Elétrica, tendo como palestrantes Alex Sandro Barbosa Passos da WEG; Edgar Mendes Rodrigues, da EVE Air Mobility, Embraer; Matheus Dressler Maia, da Wwap-e; Murilo Ortolan da Renault; e Valério Mendes Marochi, do Senai Paraná.
– Hoje, o carro mais vendido do mundo é o Tesla model Y, ultrapassando todos os veículos a gasolina. Isso não ocorria desde 1903. Além disso, o céu é o limite para a mobilidade, a startup EveAir, da Embraer, vai falar sobre os avanços do projeto de drone para levar pessoas – destaca o professor Erwin.
O ciclo sobre mobilidade se encerra quarta-feira, com o painel das 16h sobre Inteligência Artificial e Mobilidade Elétrica. Os palestrantes serão Artur Andrade, da Mobway Data Driven; Felipe Castro Oliveira, da GM; Giancarlo Marchesini, do ISI Senai; Luciano Driemeier, da Ford; e Sérgio Luciano Avila, do IFSC.
Continua depois da publicidade
Nesse painel, os especialistas vão falar sobre como o setor automotivo pode usar a série de dados fornecidos pelos carros, considerando a agilidade da inteligência artificial.
O Summit Cidades, voltado a temas para cidades inteligentes e sustentáveis, é aberto a interessados mediante inscrição no site. A iniciativa é da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (Fepese), de Florianópolis, e outras instituições.