O Natal da pandemia será mais difícil do que os anteriores para milhares de famílias. Por isso, o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom) e o Instituto Pe. Vilson Groh lançaram campanha de Natal para seguir amparando mais de 600 famílias da Grande Florianópolis por meio do Banco Comunitário, criado este ano em função da crise do novo coronavírus. O projeto visa doar a cada família R$ 200 de moeda social. Ao falar sobre a importância da campanha, tanto em live com o Pe. Vilson, no Dia de Doar (1º de dezembro), quanto na assembleia do Icom, quinta-feira, a fundadora e presidente do instituto, Lucia Dellagnelo, disse que, ao doar, a pessoa também estará dando um presente para si.
Continua depois da publicidade
Projeto “Papai Noel SC” se reinventa durante a pandemia
Segundo ela, isso está claro no resultado do mais longo estudo da Universidade de Harvard, que acompanhou grupo de pessoas por 80 anos para concluir quais são os segredos da felicidade. Foram considerados aspectos socioeconômicos, como quanto as pessoas ganharam de dinheiro, a saúde e outros.
– O fator comum de todas as pessoas que se consideravam felizes aos 80 anos foi que elas tinham grandes e profundas relações com pessoas próximas – família e amigos – e com a sua comunidade. Então, essa conexão com a comunidade é parte fundamental da nossa felicidade. Por isso, dê um presente para si mesmo, seja um doador, porque ao doar tempo, dinheiro ou um bem, estará colocando mais uma sementinha na construção da felicidade – afirmou Lucia, que fez doutorado em Harvard.

Segundo ela, neste ano da pandemia morreu muita gente, muitas pessoas ficaram doentes, mas também foi o ano da solidariedade. Muitos buscaram mais conexões com outras pessoas, com as suas comunidades e fizeram mais doações. O Icom criou o primeiro banco comunitário de Santa Catarina e conseguiu, com doações, auxiliar famílias em maior vulnerabilidade social e desenvolver uma moeda social.
Continua depois da publicidade
A campanha, por meio do novo banco, vai fortalecer ainda mais a sua função social, que continuará e deverá ser ampliada a partir do ano que vem. Será uma das prioridades da nova diretoria do Icom, que terá na presidência a professora Paula Chies Schommer. Ela foi eleita na assembleia de quinta e vai suceder Lucia Dellagnelo.
As doações para a campanha de Natal, em qualquer valor, podem ser feitas no Pix chave (48)99812-0010 ou na conta Icom do Banco do Brasil, agência 5201-9, CC 13984-X, CNPJ 07.756.988/0001-62 ou ainda por cartão de crédito em https://combatecovid.org/banco-comunitario-icom.