Autor do “Ócio Criativo”, o sociólogo italiano  Domenico De Mais, trabalhou até na última semana de vida. Ele fez participação em vídeo na Lide Brazil Conference Milan, realizada quinta e sexta-feira, em Milão, que reuniu cerca de 120 empresários brasileiros e italianos.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em mensagem de aproximadamente cinco minutos, ele falou sobre a similaridade das culturas da Itália e do Brasil. Na mensagem, ele lembrou que nos dois governos do presidente Lula, de 2002 a 2010, o Brasil foi um dos raros países que reduziram a pobreza.

Veja vídeo de De Masi exibido na conferência em Milão:

O Lula é um dos políticos que admiravam De Masi. Em visita recente à Itália, o presidente brasileiro se encontrou com o sociólogo. E quanto ele estava preso em Curitiba, recebeu a visita do professor italiano.

Continua depois da publicidade

– O Brasil e Itália têm mil razões históricas, sociológicas, econômicas e culturais para manter um relacionamento estreitíssimo e fecundo – afirmou De Masi na fala aos empresários do Brasil e Itália.

“Venha viver o ócio criativo em Santa Catarina”, diz De Masi em comercial sobre o Estado

As mensagens do sociólogo Domenico De Masi sobre a importância do trabalho e do tempo livre encontraram sintonia com boa parte das lideranças catarinenses a partir de 2002, quando Luiz Henrique da Silveira (MDB) assumiu o governo do Estado e, em 2006, foi reeleito.

Tanto que depois de uma reunião em Roma do governador, o publicitário do governo Wilfredo Gomes e outras lideranças com De Masi, surgiu a ideia de convidá-lo para participar de comercial turístico internacional sobre SC.

Batido o martelo, Wilfredo Gomes partiu para a criação, com imagens belíssimas do Estado e um texto de De Masi falando da importância do ócio criativo. O comercial termina com ele lendo um livro numa cadeira de praia às margens da Costa da Lagoa, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

– Venha viver o ócio criativo em Santa Catarina – convida De Masi no final do comercial, que foi encerrado pelo locutor com a frase: “Santa e bela Catarina, tempo para você”.

– Eu já admirava ele, considerava uma pessoa absolutamente fora da sua época. É uma das figuras mais emblemáticas que eu tive o prazer de conhecer. O falecimento dele é uma perda muito grande para o momento atual da humanidade – desse Wilfredo Gomes.

Veja vídeo comercial de SC gravado com De Masi:

Foi Wilfredo quem sugeriu ao governo fazer o comercial que foi veiculado na Europa e Estados Unidos pela Santur. De Masi esteve diversas vezes no Estado para desenvolver projetos. Em uma dessas visitas, foi homenageado na Casa D’Agronômica com um quadro com foto do Ballet Bolshoi de Joinville.

De Masi morreu neste sábado (9) aos 85 anos, em Roma, na Itália.

Leia também:

Sociólogo Domenico De Masi, criador do ócio criativo, morre aos 85 anos

Domenico De Masi previu futuro de Lula e da Lava Jato em entrevista à NSC

Casal de SC relata momento de pânico ao sair de hotel atingido por terremoto no Marrocos