O programa RetailScale, da aceleradora catarinense Darwin Startups e da plataforma de inovação paulista Distrito, concluiu a aceleração da primeira turma de investidas: seis startups brasileiras com soluções digitais para o varejo. O trabalho começou em maio de 2021 com 200 inscritas e contou com quatro seletivas. As retailtechs contempladas foram Idid Tecnologia, JáVendeu, Yapoli, Hubii, Manfing e Me Veste Brasil.

Continua depois da publicidade

Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

O investimento somou R$ 1,5 milhão e contou com a participação das empresas Cia Hering e Via, esta última apoiou cinco startups. Segundo a Darwin e o Distrito, esse programa ganho força na pandemia, quando o e-commerce teve crescimento acelerado. Ainda este ano, será iniciada uma nova turma. As participantes receberam conteúdo sobre vendas, gestão de pessoas e governança, com acesso à inovação disponível na plataforma do Distrito.

Para o CEO da Darwin Startups, Marcos Mueller, o RetailScale permitiu trazer companhias engajadas em inovação junto com startups dedicadas ao setor, o que permitiu gerar negócios com resultados positivos. O sócio do Distrito, Diego Ranciaro, avaliou que os resultados foram surpreendentes pelo interesse de startups no programa e participação das corporações e investidores. Isso permitiu mudança de dentro para fora das empresas, confirmando o êxito do modelo.

A Me Veste Brasil, de Porto Alegre, trabalha com moda circular e sustentabilidade, oferecendo aos clientes a opção de alugar ou vender roupas. A Yapoli, de São Paulo, atua com governança corporativa distribuindo conteúdos digitais para grandes empresas. A IDid Tecnologia, também paulista, proporciona para e-commerce as mesmas soluções de cartão com chip EMV e terminais de pagamento do mundo físico, para dar mais segurança nas vendas.

Continua depois da publicidade

A startup Hubii, de Curitiba, atua com marketplace conectando varejistas com hubs logísticos para e-commerce empresarial. A retailthech JáVendeu, de São Carlos (SP), coloca para venda on-line móveis e eletrodomésticos, facilitando a vida das pessoas que querem vender tens usados. E a Manfing, de Curitiba, oferece serviço de inteligência artificial para identificar e manter clientes no mercado virtual.