A governadora Daniela Reinher, em reunão com o Conselho das Federações Empresariais de SC (Cofem), na tarde desta segunda-feira, prometeu ações junto ao governo federal para incluir efetivamente Santa Catarina no Plano Nacional de Logística (PNL 2035). O setor produtivo do Estado cobra essa posição porque Santa Catarina é uma das maiores economias do país e, no entanto, é esquecida na área que registra os maiores gargalos para acelerar a economia.

Continua depois da publicidade

Assembleia autoriza governo de Santa Catarina a investir até R$ 350 milhões em três rodovias federais

A governadora reconheceu o papel importante da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) nos estudos da situação logística do Estado e demandas futuras. Ela afirmou que a logística é fundamental para o desenvolvimento e prometeu se reunir com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para tratar do assunto ainda este mês. Mais detalhes sobre essa inclusão de Santa Catarina no plano nacional serão discutidos na próxima sexta-feira por lideranças da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) com o secretário de Estado de Infraestrutura, Leodegar Tiskoski.

Quanto o governo federal terá para investir nas rodovias de Santa Catarina em 2021

O plano nacional de logística foi lançado em 2017, com o desafio de definir projetos prioritários e liberar verbas para obras, o que é sempre um desafio diante da escassez de recursos no Brasil, observou recentemente Egídio Antônio Martorano, gerente para assuntos de transporte, logística, meio ambiente e sustentabilidade da Fiesc.

Continua depois da publicidade