Temperaturas altíssimas no hemisfério norte, nas últimas semanas, alertaram que os cuidados com a natureza se tornaram prioridade agora para todos. Mas para a rede Hippo Supermercados, de Florianópolis, ações sustentáveis são adotadas desde a fundação da empresa, em 1997, com a venda de alimentos orgânicos, avançou para lixo zero, usina solar e, agora, estuda entrega sustentável das compras nas residências dos clientes.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Por isso, para marcar dos 26 anos completados pela rede terça-feira, 01 de agosto, a escolha foi, mais uma vez, por abordagens sustentáveis. Destacar o que já foi feito na área e próximos passos, que inclui, na campanha de aniversário, o sorteio, em setembro, de um automóvel totalmente elétrico, um Mini Cooper.
A gestora de pessoas e qualidade da rede Hippo, Rosangela Saquete, destaca que o início dessa pegada sustentável foi a parceria com fornecedores de produtos orgânicos. Mas os investimentos são constantes na área, por isso o Hippo se tornou uma referência no setor.
– Desde o início, passamos a investir na busca de produtos orgânicos, tanto frescos quanto industrializados, para disponibilizar aos nossos clientes. Na área de hortifrutigranjeiros a gente sempre procurou parceiros para dar destaque, apoiar. Tínhamos um fornecedor em Ratones, Florianópolis, que fazia toda produção para a gente – recorda a empresária.
Continua depois da publicidade
Atualmente, entre as ações sustentáveis estão usina solar própria, reciclagem de 98% dos resíduos, produção de adubo orgânico, hora orgânica, loja conceito para economia de energia na pedra Branca em Palhoça, coleta de óleo de cozinha e coleta de baterias.
De acordo com Rosangela Saquete, esse foco em preservação ambiental exige investimentos maiores do que os convencionais. Ela cita como exemplo a compostagem de resíduos, que requer investimento de R$ 15 mil por mês só no transporte até a usina de compostagem, em Palhoça. As pilhas coletadas nas lojas são enviadas para reciclagem em São Paulo.
– Custa bem mais caro. Mas aí tem o nosso pacto com o meio ambiente. Qual é o papel nosso nessa história toda? A gente acredita num lugar mais sustentável. Por isso oferecemos essa qualidade para a comunidade onde estamos inseridos – explica ela.
Além de continuar o que vem fazendo, a rede Hippo, que tem quatro lojas na Grande Florianópolis – duas no bairro Centro, uma em Coqueiros e outra na Pedra Branca, em Palhoça -, segue avaliando alternativas para avançar na preservação ambiental.
Continua depois da publicidade
– Como a gente tem e-commerce, nós estamos estudando uma parceria com uma empresa para fazer as entregas com carros elétricos. Seria para atender o serviço de logística para o nosso e-commerce – adianta a empresária.
Na área de energia, em 2018 o Hippo inaugurou usina solar no telhado do centro de distribuição da empresa, em Canasvieiras, Florianópolis. São 474 placas solares que em 2022 geraram mais de 200 mil quilowatts-hora de energia limpa. No ano passado, a rede passou a utilizar energia de fontes renováveis em todas suas unidades.

A usina de compostagem é um exemplo de economia circular dentro da empresa. Os resíduos orgânicos são transformados em adubo que é usado na horta orgânica na Pedra Branca. Além disso, esse adubo também se tornou um produto vendido aos clientes nas lojas da rede, para usarem em suas hortas ou no plantio em vasos.
Outro ponto alto do Hippo é a reciclagem. A empresa é classificada como “Lixo Zero” porque envia para a concessionária municipal somente os resíduos sanitários. Conta com o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que inclui lixo orgânico, recicláveis e também a coleta de gorduras saturadas.
Continua depois da publicidade
Leia também
Veja as empresas que foram destaques no Arena Celta
Evento Inova+Ação cresce 57% e inteligência artificial é destaque
Em visita à WEG, Jorginho é recebido por Harry Schmelzer e Décio da Silva
Agricultores de SC estão indignados com decisão do governo sobre plantio de soja