O Conselho estadual de Engenharia e Agronomia (CREA-SC) elaborou um passaporte técnico para facilitar o ingresso de profissionais catarinenses das engenharias no mercado de trabalho de Portugal. Ele foi baseado em termo de reciprocidade do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) com a Ordem de Engenheiros de Portugal (OEP). O novo documento será lançado na próxima sexta-feira (22) pelo presidente do conselho estadual, Carlos Kita Xavier, durante o CREA Summit, que será realizado no Expocentro, em Balneário Camboriú.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A iniciativa foi do presidente do conselho, Kita Xavier, que conversou com a Ordem de Engenheiros de Portugal quando visitou a instituição numa missão internacional ao país. Disse que a sugestão foi aceita em função da qualidade dos cursos de engenharia e agronomia ministrados em Santa Catarina.
– Todo profissional que se forma, que vai buscar colocação no mercado de trabalho, se não encontrar aqui, pode procurar em Portugal. Com esse passaporte técnico nós abrimos mais oportunidades para esses novos profissionais ou aqueles que queiram estar no continente europeu. Esse passaporte é fantástico porque a gente vai, em três meses, colocar um engenheiro brasileiro com seu diploma revalidado pela Ordem dos Engenheiros de Portugal, no mercado de um país europeu – destaca o presidente do CREA-SC.
Apesar de Portugal integrar a União Europeia, o acordo contempla somente trabalho naquele país. Mas se o profissional estiver atuando em Portugal e encontrar oportunidade em outros países europeus, poderá trabalhar nos demais, desde que cumpra as regras exigidas por cada um, que pode ser revalidação do diploma.
Continua depois da publicidade
A apresentação do passaporte técnico para Portugal será no CREA Summit, que acontece sexta e sábado, no Expocentro, em Balneário Camboriú. O evento já conta com 1,5 mil profissionais inscritos. Em Santa Catarina, a categoria de engenheiros e engenheiros agrônomos têm 77 mil profissionais registrados. Outras informações e inscrições para o CREA Summit no site do evento.
Leia também
Única mulher no conselho da BMW defende maior participação feminina em áreas técnicas
Para a BMW, o futuro dos carros de luxo é elétrico, digital e circular
Florianópolis deve sediar centro de inovação em medicina do estilo de vida
Summit Saúde 2024 incentiva inovação e empreendedorismo feminino no setor
“O Brasil será a bandeira de estilo de vida saudável para o mundo”, diz médica
Chapecó estreia na onda de arranha-céus com um dos 10 maiores edifícios do país