Reunião emergencial do Conselho Regional de Odontologia (CRO-SC) e da Vigilância Sanitária Estadual nesta segunda-feira (16-03) definiu medidas para evitar a disseminação do coronavírus. Uma recomendação da vigilância e do conselho é atender somente casos de urgência e emergência, tanto pelos serviços públicos quanto privados, informou a presidente do CRO-SC, Sandra Silvestre. O conselho e a vigilância emitiram a nota técnica conjunta 007/2020, sobre os atendimentos odontológicos prestados à população pelo fato de a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem classificado o coronavírus como pandemia.

Continua depois da publicidade

Sandra Silvestre informa que na reunião também foram definidas recomendações para reforçar as orientações de prevenção, com destaque a protocolos de higienização, uso de equipamentos de proteção individual, limpeza e desinfecção de superfícies e outras medidas, seguindo com o máximo rigor todas as recomendações inerentes ao cuidado relacionado à transmissão do vírus.

As limitações sugeridas incluem também atendimento de urgências e emergências em aulas de odontologia, caso serviço de atendimento ao público seja oferecido.