A BRF, dona da Sadia e Perdigão, encerrou o quarto trimestre do ano passado com crescimento de 11% nas vendas para países da região do Golfo Arábico frente ao mesmo período de 2021. No caso de produtos de maior valor agregado, industrializados, a expansão de vendas chegou a 17,5%.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Como a Copa do Mundo foi realizada no Catar entre novembro e dezembro de 2022, a BRF aproveitou para ampliar marketing na região, onde já é líder em proteína de frango com a marca Sadia. As ações envolveram além do Catar, a Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, o que ajudou a marca a alcançar participação de mercado de 38,1%.
De acordo com o vice-presidente da companhia para mercado Halal, Igor Marti, as vendas na região cresceram durante todo ano de 2022. Isso permitiu somar receita líquida regional de R$ 10,8 bilhões, 23,1% frente a 2021, considerando também o mercado da Turquia. Somente no último trimestre, a receita do grupo na região cresceu 13,6% puxada mais por industrializados como Nuggets e a Chicken Popcorn, que se destacaram durante a Copa.
Com exportações na região há quase 50 anos, a BRF tem avançado nos últimos anos também com fábricas próprias. Igor Marti observa que o grupo inaugurou unidade produtiva em Damman, na Arábia Saudita em 2022 e já contava com a unidade de Kizad, em Abu Dhabi. Conforme o executivo, as vendas seguem em alta na região também neste ano.
Continua depois da publicidade
Leia também
Grupo que adotou praça investe em dois projetos bilionários em SC
BRF se despede de Zoé Silveira D’Ávila, que ajudou a Sadia ser referência global em proteína
Legado econômico e social da Covid-19 no Brasil e em SC é abordado em livro lançado na UFSC