O III Simpósio Catarinense da Agroindústria, realizado durante o feriado no Sesc Cacupé, em Florianópolis, reuniu representantes das 64 empresas associadas da Cooperativa de Produção e Consumo Saborense, criada pela Associação de Agroindúsrias Alimentícias de Santa Catarina (Assac), e convidados. As palestras priorizaram a relevância da cooperação, o saber fazer alimentos desde a imigração e conexões visando vender mais para a região do litoral do Estado, onde está a maioria dos consumidores.
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– Um dos objetivos principais de fazer este evento aqui é estar no principal polo consumidor do nosso estado. O tema central do evento foi “Entendendo o consumidor do futuro, mudando o nosso comportamento – destacou Wolmir de Souza, presidente e um dos fundadores da Cooperativa Saborense.
Entre os principais desafios da cooperativa está ampliar as vendas de produtos feitos principalmente no Oeste catarinense. O objetivo é trazer mais para a região do litoral catarinense e também abrir mercado em outros estados. Uma das estratégias é oferecer produtos com embalagens menores, porque as famílias estão menores.
A marca coletiva Saborense resultou de um movimento iniciado há mais de 10 anos, com a criação da Associação de Agroindúsrias Alimentícias de Santa Catarina (Assac). O foco são produtos premium, a maioria industrializados ou processados de proteína animal, incluindo carnes bovina, suína, de ovelha, pescados e lácteos.
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De acordo com Wolmir de Souza, a maioria é agroindústria de origem familiar, de descentes de imigrantes, que trazem um “saber fazer”, uma cultura gastronômica de pais para filhos. O objetivo é valorizar essa produção diferenciada, em produtos premium oferecidos ao mercado.
Durante o simpósio, foram homenageados sócios fundadores e primeiros clientes da Saborense. Uma das empresas fundadoras da cooperativa foi a Embutidos Lamb, de Pinhalzinho, que tem à frente o jovem empresário Claudionei Lamb. Para o empreendedor, a marca conjunta representa união e ajuda a levar o que a indústria produz de melhor para outros mercados.
O empresário Eduardo Pletsch, da Letavo Alimentos, de Paraíso, Extremo Oeste de SC, afirmou que a marca coletiva Saborense permite vender para clientes potenciais aos quais a empresa não tinha acesso sozinha. Situada a apenas 15 quilômetros da divisa com a Argentina, a Letavo produz 127 itens de carne suína, que são vendidos em diversos estados. A agroindústria, que tem mais de 110 colaboradores diretos e indiretos, fica a 700 quilômetros de Florianópolis e a 600 quilômetros de Porto Alegre e Curitiba.

Conexões com clientes
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No simpósio, a Saborense também aproveitou para ampliar conexões com clientes supermercadistas, que colocam a marca nas gôndolas das suas lojas. Os primeiros a fazer isso, as redes Hippo e Hyper, foram homenageadas.
– Nosso papel é dar oportunidade para essas famílias catarinenses que participam desse projeto que já e um sucesso. Eu estava comentando com a minha esposa Carmen (no evento) que marcas como a Perdigão e Aurora também começaram assim, com a união de famílias para produzir – afirmou Josiano Saqueti, diretor Hippo Supermercados.
– Estamos dando oportunidade para produtores catarinenses. Acho que precisamos apoiar, incentivar, para que esses microempresários do agro cresçam juntos com a gente. Eles oferecem produtos fracionados, elaborados, que fazem diferença e facilitam a vida do consumidor – explicou o sócio-diretor da rede Hiper Select, de Florianópolis, Mauri Hillesheim.
Para o diretor Institucional e de Expansão da rede Ageloni, Atanazio dos Santos Netto, essa associação de agroindústrias com um selo próprio é importante para o Estado sob o ponto de vista econômico e social porque ela faz um trabalho de desenvolver o produtor rural. Ela incentiva e apoia o produtor para que continue trabalhando no campo.
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– É importante que o varejo de um modo geral apoie essas iniciativas pela qualidade e para ajudar no crescimento da economia catarinense – disse Atanazio dos Santos Netto.
Segundo o gestor de compras da rede de supermercados Imperatriz, Rodrigo Robertson da Silva, esses produtos com cortes diferenciados têm boa aceitação dos consumidores. O Imperatriz comercializa algumas marcas. Supermercadistas foram convidados a conhecer mais produtos durante o Festival Saborense, que contou com degustações no Sesc Cacupé, em Florianópolis.
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