Fundada dentro de uma empresa do Vale do Itajaí em julho de 1999 por 25 sócios que optaram pelo cooperativismo de crédito para administrarem juntos sua gestão financeira, a Acredicoop avançou, em 2014 mudou a matriz para Joinville e acelerou expansão. Agora, celebra 25 anos com números expressivos: mais de 90 mil cooperados e perto de superar R$ 1 bilhão em ativos, informa o presidente do conselho de administração da instituição, Ivan Roberto de Borba.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A Acredicoop nasceu como uma cooperativa segmentada para o ramo têxtil. O primeiro nome foi CrediTêxtil e o primeiro posto de atendimento foi nas dependências da indústria têxtil Kyly, de moda infantil, no município de Pomerode. Em março de 2010, mudou o nome para Acredicoop.
A atuação em Joinville começou em 2006 com o primeiro posto de atendimento no Aventureiro. A sede veio para o maior município catarinense quando a cooperativa já tinha seis postos de atendimento na cidade. Agora, são 22 unidades de atendimento em seis municípios, sendo uma delas totalmente digital.
– Quando passamos a atuar no litoral norte de Santa Catarina, o cooperativismo de crédito era pouco difundido na região e ainda não contava com a confiança da população. Seguindo os princípios do cooperativismo, a Acredicoop sempre esteve preocupada em contribuir com a educação financeira, o desenvolvimento social e econômico das comunidades e a promoção da inclusão financeira das pessoas – explicou Ivan Roberto de Borba.
Continua depois da publicidade
A Acredicoop oferece atualmente 238 empregos diretos na região, com agências em Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Barra Velha, Garuva e Itapoá. Para 2026, abrirá postos de atendimento em São João do Itaperiú e Balneário Barra do Sul.
Na avaliação de Ivan de Borba, a expansão da Acredicoop ocorreu na ocupação de espaço deixado pelo setor bancário tradicional. A primeira agência em Joinville foi aberta no Bairro Aventureiro, o mais populoso da cidade, com 33 mil moradores, que ainda não tinha uma agência bancária.
Foi assim também, sendo pioneira nos bairros Itinga e Nova Brasília em Joinville, em Araquari, e na Praia do Ervino, em São Francisco do Sul. Atenta às necessidades dos associados em Joinville, a Acredicoop abriu agências inclusive nos shopping centers Mueller e Garten e no Ágora Tech Park, no Perini Business Park. Por isso, segue crescendo.
De acordo com o vice-presidente do conselho de administração, Conrado Odebrecht Filho, a Acredicoop cresceu em momentos difíceis da economia.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, isso acontece porque a cooperativa conhece de perto a realidade das comunidades, disponibiliza crédito e oferece soluções financeiras de forma inclusiva, colocando na prática os princípios do cooperativismo.
– Resistência, resiliência e prosperidade são características do cooperativismo, que se fortalece nas dificuldades – enfatizou Conrado Odebrecht Filho.
Integrante do Sistema Ailos
A Acredicoop optou por integrar o Sistema Ailos de cooperativismo de crédito no Brasil. Ele reúne 13 cooperativas de crédito presentes em 120 municípios do país, com 318 postos de atendimento nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. O Ailos soma mais de 1,6 milhão de cooperados e R$ 23,1 bilhões em ativos.
Leia também
Associação parceira de projeto bilionário de energia limpa reelege diretoria
Cervejaria de SC tem novo diretor e registra salto de vendas apesar do inverno
Evento Inova+Ação para o varejo espera mais de 3 mil empresários em Florianópolis
Multinacional que vai produzir aço que “cicatriza” faz 21 anos em SC