A apresentação da marca coletiva Saborense, que reúne produtos de 49 agroindústrias artesanais de carnes de Santa Catarina, foi um dos pontos altos da Exposuper, feira e congresso dos supermercadistas, realizada de terça-feira até quinta, na Expoville, em Joinville.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC pelo Telegram

Com atuação na Região Sul e São Paulo, a Cooperativa de Produção e Consumo Saborense, que desenvolve essa ação coletiva, vai fechar o ano com receita conjunta superior a R$ 1 bilhão, informa o presidente da organização, Wolmir de Souza.

O portfólio de produtos inclui derivados de carne bovina, suína, de aves, ovinos e caprinos, além de leite, queijos e cortes de carnes in natura congelados. Juntas, as empresas empregam 1.828 pessoas diretamente e vendem 30% da produção fora do Estado, principalmente nos mercados de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Embora estejam no mercado desde antes da pandemia, essas empresas só agora estão podendo se apresentar mais aos potenciais compradores, que são os supermercadistas, observou Wolmir de Souza.

Continua depois da publicidade

A criação da cooperativa, com sede em Concórdia, foi possível em 2020, a partir de associação que já reunia várias dessas empresas de carnes. O projeto da marca coletiva contou com apoio do Senar, Senai, Senac, Unochapecó e outras instituições.

O trabalho continua com a busca de reconhecimento de indicação geográfica dos produtos junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Entre as 49 marcas da Saborense estão Frigvan, Frigohaste, Primeiro, Tomelin, Letavo e Primazo.