Realizada de quinta-feira (19) até este domingo na turística cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, a 57ª Convenção Nacional do Comércio Lojista alcançou os objetivos de conciliar conhecimento e lazer, com forte apelo ao turismo. Participaram mais de 3 mil lojistas estado e do Brasil que contaram com palestras sobre gestão e tecnologias ao varejo, mas, também, tiveram tempo para turismo e lazer.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A programação de palestras com conteúdo técnico intensivo para embasar as decisões empresariais foi na sexta à tarde e sábado de manhã. A abertura, quinta-feira à noite, teve na sequência show da Banda Billboard. A sexta de manhã e o sábado à tarde foram livres para fazer turismo, e sábado à noite teve show da banda Roupa Nova. O domingo foi dedicado para retorno, mas muitos vieram com a família e ficarão mais uns dias.

Veja imagens de lideranças na 57ª Convenção Nacional do Comércio Lojista:

Continua depois da publicidade

– Está sendo inspirador. A experiência que estamos proporcionando para as pessoas que estão aqui é certamente uma das melhores de suas vidas. Por todo lugar que vamos, vemos pessoas felizes, com brilho nos olhos, sorrisos espontâneos, brindando e celebrando a vida. Ontem à noite (sexta-feira), eu passei em 11 jantares de delegações estaduais. Foi unânime. Todos disseram estar felizes e que levariam esses momentos para duas vidas – afirmou na manhã de sábado o presidente da CDL de Balneário Camboriú, Vilton Santos.

Tradicionalmente, na noite de sexta-feira a Convenção Nacional dos Lojistas realiza os jantares das delegações estaduais. Desta vez, foram 16 jantares e os anfitriões procuraram visitar todos. O presidente da FCDL-SC, Onildo Dalbosco Junior conseguiu estar em 12 e também conferiu a alegria do evento em SC.

– É uma característica das nossas convenções nacionais o pessoal se deslocar para um outro estado. O evento é realizado a cada dois anos e em cidades diferentes. Assim, os empresários aproveitam para conhecer o estado, fazer turismo, muitos viajam com a família com esse objetivo. Foi por isso que fizemos programação do evento no contraturno – explicou o presidente da FCDL-SC, Onildo Dalbosco Junior.

Recife e João Pessoa disputam próxima convenção

A decisão sobre onde será realizada a próxima convenção é tomada por meio de uma votação da diretoria da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que tem sede em Brasília. Mas as duas cidades que desejam sediar o evento em 2026 – Joao Pessoa e Recife – fizeram campanha durante a convenção de Balneário Camboriú.

Continua depois da publicidade

Lojistas do Estado da Paraíba defenderam a realização da próxima edição em João Pessoa, a capital porque o estado nunca sediou esse evento. Além disso, informaram que a economia da Paraíba passa por um bom momento e a cidade está preparada. Conta com um centro de eventos novo, urbanismo organizado, não tem engarrafamento e está ao lado da praia.

O diretor adjunto de Finanças da CDL de João Pessoa, Emanuel Marinho de Medeiros, destacou para a coluna que é importante a realização em um local que não sediou ainda. É uma oportunidade de apresentar uma cidade e um estado para os lojistas brasileiros, fortalecendo negócios e turismo.

Lojistas de Pernambuco e de Recife aproveitaram a convenção em Balneário para destacar que também desejam muito o evento. Jovens do estado trouxeram sombrinhas, símbolo das apresentações de frevo e fizeram uma apresentação para chamar a atenção.

Na disputa com João Pessoa, Recife tem como vantagens o fato de ser uma das três maiores cidades do Nordeste – as outras são Salvador e Fortaleza. Assim, ela tem mais infraestrutura de hotelaria, transportes, gastronomia e também mais conexões aéreas. Mas Recife já sediou mais de uma vez a convenção.

Continua depois da publicidade

Resta saber qual será a decisão da diretoria da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), liderada pelo empresário José César da Costa, que é mineiro do município de Barbacena e atua no ramo de materiais de construção.

– Todos os nossos eventos, graças a Deus, são bem disputados. É o momento do varejo, é o maior evento do varejo nacional. Então, Recife e João Pessoa são dois locais muito próximos. A distância entre as duas capitais é de 120 quilômetros e as duas atendem bem a expectativa – afirmou José César da Costa.

Segundo ele, a decisão será da maioria dos diretores da CNDL. Se a escolha for Recife, é uma cidade completamente pronta para receber o evento. Se for João Pessoa, será uma inovação, observou o empresário.

Ecologia: menos papel na convenção

Entre as medidas sustentáveis da organização da Convenção Nacional dos Dirigentes Lojistas, uma decisão foi não entregar itens de papel e sacola aos participantes, destacou o vice-presidente de Assuntos Públicos e Políticos da FCDL-SC, José Ramos. O único item entregue foi o crachá.

Continua depois da publicidade

– Tradicionalmente, os participantes de eventos recebem bloquinho, caneta, sacolinha, folder de patrocinadores e tudo mais. A gente entende que a grande maioria desses produtos vai para o lixo depois do evento. Pensamos no meio ambiente e na redução de custos. Isso também é uma mudança de cultura. Hoje, é possível anotar tudo no celular – destacou José Ramos.

O presidente da CDL de Joinville, Marcos Bittencourt, avaliou que essa é uma medida necessária. Segundo ele, a educação ambiental precisa ser mais forte nas escolas, ter mais divulgação porque o Planeta está precisando de ajuda. Para ele, a reciclagem precisa avançar mais.

Da terra da Santa Paulina para a convenção

Um dos embaixadores do município de Nova Trento, terra da Santa Paulina, a primeira santa do Brasil, o presidente da FCDL-SC, Onildo Dalbosco Júnior presenteou lideranças nacionais durante a convenção dos lojistas, em Balneário Camboriú, com um mimo religioso da cidade e do Estado.

Um quadro de madeira estilizada com a Oração do Movimento Lojista Catarinense e um delicado terçinho da Santa Paulina com pedras para 10 Aves Marias.

Continua depois da publicidade

Na maioria das vezes, ele entregou o presente acompanhado da esposa e sócia Schirley Dalbosco. O casal reside no município, onde tem loja de materiais de construção.

Devoto da Santa Paulina, sempre que pode o empresário destaca Nova Trento com foco na religiosidade, com lembranças alusivas à santa. A cidade é o principal polo de turismo religioso de Santa Catarina, visitada por mais de 50 mil pessoas mensalmente.  

Leia também

Oferta de crédito no Brasil pode acelerar com o registro de ativos

Especialistas explicam por que empresas devem digitalizar seus negócios

Ricos brasileiros voltam a investir em iates de luxo, diz empresário

Engenheira da FG será única brasileira a palestrar em congresso mundial de arranha-céus

Quase 100% das empresas recolhem impostos a mais, alerta especialista