Após registrar elevado interesse de empresas brasileiras por seus serviços de marketing digital, a multinacional americana ActiveCampaign, líder global no segmento e concorrente da catarinense RD Station, decidiu abrir escritório em Florianópolis, Santa Catarina, perto da sua rival, para atender a América Latina. A vice-presidente da companhia para a região, Tatiana Polito, afirma que a pandemia acelerou muito a transformação digital das empresas e que os consumidores não toleram comunicações que não atendem aos seus interesses.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Entre as estratégias da ActiveCampaign para avançar no Brasil estão a oferta de serviços com preços acessíveis e acesso a centenas de automações pré-construídas para ter relacionamento segmentado, informa a executiva.
Gaúcha e graduada em engenharia mecatrônica pela PUC/RS, Tatiana Polito assumiu a vice-presidência da ActiveCampaign para a América Latina em janeiro de 2021. Antes, ela atuou também no setor de tecnologia em empresas como a Salesforce, Zendesk e Vlocity. Confira, a seguir, a entrevista da executiva:
Por que a ActiveCampaign escolheu Florianópolis para sediar seu primeiro escritório no Brasil?
Continua depois da publicidade
Florianópolis foi escolhida por ser um polo de empreendedorismo e por possuir um forte ecossistema tecnológico, abrigando talentos para a área em que atuamos. Antes de termos um espaço físico, já estávamos trabalhando no Brasil com muitos parceiros que moram na região. O escritório em Santa Catarina representa um marco para a ActiveCampaign não só por ser o primeiro no Brasil, mas também por ser o primeiro na América Latina. O prédio, Primavera Office, reúne diversas startups de tecnologia. É um ambiente muito ligado à tecnologia.
Quando a empresa começou a atuar no mercado brasileiro e quais são os planos de crescimento no país?
Em 2014, o Brasil começou a se destacar em termos de assinaturas e testes da nossa plataforma. Isso surpreendeu a liderança da empresa, que decidiu investir em uma versão em português da nossa experiência de plataforma. Uma agência foi contratada para iniciar um blog no idioma local e traduzir nosso site para o português. Como resultado, o crescimento orgânico de clientes aumentou, intensificando-se nos anos seguintes. O interesse da empresa na região cresceu ainda mais a partir de 2018, e minha contratação é fruto desse movimento.
Quanto a empresa pretende investir no Brasil e na América Latina este ano?
Não temos um valor definitivo e não é habitual divulgarmos números de investimento. Mas posso garantir que a América Latina em geral e o Brasil em particular são locais-chaves para a empresa. O Brasil é atualmente um dos maiores mercados para a ActiveCampaign.
Quais são as principais soluções de automação de marketing oferecidas pela ActiveCampaign?
Nossa plataforma de Customer Experience Automation (CXA) oferece acesso a mais de 750 automações pré-construídas para tarefas de marketing, e-commerce e CRM. O principal objetivo é garantir aos usuários um relacionamento segmentado e 1:1 com seus clientes, seja por e-mail, SMS, chat ou redes sociais. Afinal, os consumidores cada vez menos toleram comunicações padronizadas, que não atendem aos seus interesses ou necessidades.
Continua depois da publicidade
A plataforma conta com mais de 870 integrações, incluindo Facebook, Microsoft, Salesforce, Shopify e Square, entre outras. Quem usa nossa tecnologia CXA pode economizar, em média, 20 horas por mês. Esse é um tempo precioso que pode ser direcionado para outras atividades estratégicas.
A empresa é de um país com uma moeda forte, o dólar. Tem uma política de preços acessíveis para pequenas empresas brasileiras?
A missão da ActiveCampaign é ajudar empresas de todos os tamanhos a crescer. Portanto, temos opções para todos, desde empreendedores autônomos até empresas. Nossa plataforma de automação de marketing, CRM e personalização de e-commerce está disponível com preços a partir de R$ 50 por mês – a cobrança em Reais, aliás, é um diferencial em relação a outros softwares. Além disso, as empresas interessadas, independentemente do porte, podem acessar nosso site para um teste gratuito de nossa solução.
Quando a ActiveCampaign pretende ter a unidade totalmente montada em SC e como contratará os funcionários?
Continua depois da publicidade
A ideia inicial era abrir o escritório em janeiro, mas tivemos que adiar por causa da pandemia. Agora, com a expectativa de melhora no número de casos, a previsão é que o espaço entre em funcionamento ainda este ano. Em relação às contratações, o plano é preencher até trinta vagas nos próximos meses. As oportunidades serão inicialmente anunciadas em nosso site e no LinkedIn.
Como está a expansão do marketing digital pelo mundo? A pandemia acelerou o setor?
A pandemia impulsionou muito a transformação digital das empresas, com consequências positivas para a ActiveCampaign. Em 2021, superamos a marca de 150 mil clientes, espalhados por 170 países. Temos um alcance maior que o McDonald’s, que está presente em algo próximo de 120 países. Nosso crescimento de negócios, no ano passado, levou a um marco de 1.000 funcionários em todo o mundo. A evolução tem sido incrível. No início de 2016, tínhamos um total de 15 colaboradores!
De acordo com um estudo da Microsoft, 93% das PMEs no Brasil aceleraram a implantação de soluções digitais desde o início da pandemia. A área de marketing foi o segundo maior destino desses investimentos, atrás apenas do administrativo. O potencial de novos clientes para nossa plataforma é enorme em toda a América Latina. E como a CXA é um campo dinâmico e em constante evolução, esperamos grande crescimento na região.
Leia também
Acate reelege diretoria e cria vice-presidência de internacionalização
Arena Celta incentiva maior participação feminina em startups