Com valorizações imobiliárias entre as mais altas do Brasil nos últimos anos, os mercados dos municípios de Itapema e Porto Belo, no litoral de Santa Catarina, próximos de Balneário Camboriú, têm atraído empresas de fora para investir em construções. Para acertar mais nos projetos nessa região, essas incorporadoras e construtoras que chegam agora estão contratando consultoria com serviço específico para ajudar na identificação de terrenos e em permutas para esses projetos.

Continua depois da publicidade

A pioneira nessa área é a consultoria Viabilizze, criada recentemente pelas empresas Arkidá Gestão de Investimentos e CIP Centro Integrado de Projetos. A nova empresa atua com foco na inserção de incorporadoras de fora nos mercados de Itapema e Porto Belo.

Isso mostra que além de imobiliárias tradicionais locais que trabalham nessa área, outros serviços estão surgindo. Segundo a Viabilizze, uma das características desses mercados é que 90% dos terrenos são adquiridos por meio de permutas com proprietários de imóveis.

E entre as principais dúvidas nesses negócios estão informações sobre o potencial construtivo de cada área em função da vocação mercadológica e zoneamento urbano. O trabalho também é definido com base na estratégia de cada grupo que planeja entrar no mercado construtivo do litoral catarinense.

Um dos fundadores da Viabilizze, o arquiteto Fabrício Pavesi, observa que esse trabalho fornece as informações para a empresa incorporadora ter uma visão de cada passo a ser dado. Entre as empresas que aderiram a esse novo serviço está a Lumma Construções, de Florianópolis, uma das novatas do setor. Atua há 16 anos e além dos clientes catarinenses, que são maioria, já tem lista de imóveis vendidos para pessoas de boa parte do Brasil e de 18 países.

Continua depois da publicidade