Para evitar as repetições de interdições na BR-101 altura do Morro dos Cavalos, em Palhoça, como a que ocorreu a partir de sábado (13) devido à queda de barreiras, a Federação das Indústrias de Santa Catarina diz que é preciso construir os dois túneis previstos ainda no projeto original de duplicação da rodovia. A entidade observa que essa obra não saiu devido a dificuldades de licenciamento.
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São dois túneis de 1.300 metros cada, que substituição a rodovia que passa pelo alto do morro. O projeto original prevê também dois viadutos de acesso de 180 metros cada e proteção das encostas. Conforme a entidade, essa obra deve ser viabilizada dentro do processo de concessão.
Na avaliação da federação, o desafio do morro dos cavalos é a condição geológica. Com muitos morros, florestas e rochas, quando ocorre excesso de chuvas aumentam os riscos de deslizamentos. Esse é um problema que acontece também em outros trechos da BR-101. No Paraná, onde a rodovia é a BR-376, são frequentes os problemas na Serra, incluindo fechamento total da rodovia. Desde 2022, foram dois fechamentos na 376.
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