Mais de 200 líderes de conselhos empresariais de Santa Catarina e de outros estados do Sul participaram em Florianópolis, nesta terça-feira (30) do Seminário Sul 2024 do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) que celebrou também os 10 anos do Capítulo SC do instituto. O evento mostrou que os conselhos empresariais estão se modernizando e isso melhora a economia, destacou a coordenadora geral do Capítulo SC, Léia Wessling.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

– Os debates partiram da cultura da integridade e chegaram no futuro da governança. Um tema comum de todos é o relacionamento, a confiança, o diálogo, a construção de um perfil novo de um conselho de administração mais participativo, com menos autoridade, mais conexão e mais compromisso conjunto – informou Léia Wessling.

Segundo ela, quanto melhores os conselhos empresariais, maior o desenvolvimento econômico porque são os agentes de governança, os conselheiros empresariais que definem as ações de longo prazo das empresas. Governança boa aumenta o nível de confiança, os relacionamentos e isso gera mais negócios, observou a coordenadora do Capítulo do IBGC, no Estado.

Entre as lideranças do instituto que também participaram do seminário na Vila dos Araçás, Lagoa da Conceição, estiveram a CEO do IBGC, Valéria Café, e o gerente nacional de capítulos do instituto Lucas Legnare. De SC, participaram os fundadores do Capítulo Alfredo Burghi, Carlos Velloso, Marcelo Gasparino e Sérgio Gargioni e Léia Wessling, além de empresários de diversos setores.

Continua depois da publicidade

O conselheiro catarinense Marcelo Gasparino, que integra os conselhos de quatro grandes companhias Brasileiras – Petrobras, Vale, Eletrobras e Banco do Brasil – destacou que a maior qualidade da governança corporativa de empresas do Estado melhorou o desempenho da economia.

– Santa Catarina é um estado de vanguarda, que está liderado a tecnologia e a inovação. Isso é fruto da capacidade das indústrias, mas também de muito esforço no sentido de melhoria da governança, de sucessão empresarial. As empresas estão passando de geração para geração e buscando cada vez mais qualidade ao que oferecem ao mercado – afirmou Gasparino.

Alfredo Burghi lembrou que há 10 anos, quando fundaram o Capítulo não esperavam tanta evolução assim. Hoje são quase 200 participantes e a governança das empresas de SC evoluiu, está entre as melhores do Brasil.

O professor Sérgio Gargioni destacou que já participou de 18 conselhos, de empresas públicas, privadas e de instituições no Estado. Ele também reconhece que a governança, impulsionada pelo IBGC, está melhorando a gestão das empresas de SC.

Continua depois da publicidade

Para a conselheira e uma das coordenadoras do Capítulo SC, Silvia Marafon, o evento foi muito bem pensado e atingiu os objetivos de debater uma governança para todos, de forma mais ampla. Mas ficou claro também que alguns gargalos ainda precisam ser resolvidos.

– Na minha opinião, um dos gargalos que precisam ser superados é a visão de muitas pessoas de que somente empresa grande precisa de conselho e de governança. Mas as empresas necessitam de conselho desde quando nascem – alertou Silvia Marafon.

Legnare informa crescimento de mais de 20% de adesão de empresas de SC ao IBGC (Foto: Estela Benetti)

De acordo com o gerente nacional de capítulos do IBGC, Lucas Legnare, a governança está mais presente e com número crescente de empresas em Santa Catarina. Nos últimos dois anos, houve um crescimento de mais de 20% no número de empresas associadas ao IBGC no Estado, informou ele.

– A gente tem feito algumas iniciativas também em que as organizações hospedam encontros do IBGC, contam o seu case de governança. Então, a gente tem fomentado muitos esses espaços de troca entre os associados do IBGC e as organizações para acompanhar essa evolução. Então, os números mostram o quanto a governança tem se tornado um tema mais relevante dentro das organizações.

Continua depois da publicidade

Leia também

Senai SC desenvolve kit de conversão de veículos a combustão em elétricos

Santa Catarina é o “país” que me encanta por ter um “coração” que pulsa pelo mundo

Estudo da CNI sobre infraestrutura mostra obras prioritárias de SC no PAC

Intelbras recebe a Finep para falar de projetos dentro da Nova Indústria Brasil

Setor cooperativo fatura R$ 85,9 bilhões em 2023 e chega a 4,2 milhões de associados em SC