Legislação adequada pode impulsionar ainda mais o turismo, que é uma das atividades econômicas mais dinâmicas e abrangentes de Santa Catarina. Convencido disso, o Conselho Estadual de Turismo concluiu na última semana projeto de lei estadual ao setor e também elaborou um manifesto com prioridades. O próximo passo é agendar uma reunião com o governador eleito, Jorginho Mello.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

– A ideia é de que sejam instituídas políticas públicas estaduais do turismo. Vamos apresentar o projeto para o novo governador e aos deputados, para que eles avaliem e aprovem lei e que possa entrar em vigor logo – explica o presidente do Conselho Estadual do Turismo, Leandro Mané Ferrari.

O Manifesto do Turismo é um documento que recomenda priorizar planejamento, organização e monitoramento do setor no Estado, informa o presidente do conselho. A base foi o primeiro manifesto, de 2014 para auxiliar na definição de diretrizes para a Santur, a agência de promoção do turismo no Estado.

Esta é a primeira sugestão de lei estadual ao turismo em SC. Outros estados já aprovaram as suas leis ao setor, entre os quais São Paulo e Minas Gerais. Elas visam  definir mecanismos para planejar, desenvolver e estimular o setor.

Continua depois da publicidade

Conforme Mané Ferrari, esses dois documentos abrangem as prioridades do setor e foram elaborados pelos 20 conselheiros, que são empresários ou especialistas que têm conhecimento profundo do setor e representam as regiões turísticas do Estado.

Santa Catarina é um dos destinos turísticos mais importantes e procurados do Brasil. Conta com serviços adequados, mas tem ainda uma série de demandas a serem atendidas.