Ar poluído em ambientes internos causa mal-estar, cansaço, falta de concentração e dificuldades para trabalhar. Mas isso pode ser revertido tornando o ar saudável com o uso de plantas, explica a arquiteta e doutora em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Jane Pilotto. Segundo ela, pesquisa da Nasa apurou que diversas plantas limpam os gases de ambientes, fazendo o que a agência espacial americana chamou fitorremediação.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
– A jibóia, que é uma planta exótica invasora no Brasil, pode ser usada em área interna, na água, porque faz a fitorremediação. A areca-bambu e a espada-de-são-jorge também. Essas são as três plantas mais importantes para isso – afirma Jane Pilotto, que também é professora da Universidade do Oeste de SC (Unoesc) e autora do livro “Muito Mais que Jardim – O manual do paisagismo ecológico”.
O estudo da Nasa, feito para viabilizar ar mais saudável dentro das espaçonaves, foi divulgado em 1989 e traz quase 20 plantas que limpam o ar. Entre as que integram a lista estão, também, a árvore-da-borracha, antúrio, café de salão, crisântemo, dracena, fícus, gérbera, hera-inglesa, lírio-da-paz, pau-d’água, palmeira-rápis, samambaia americana e tamareira-anã.
Veja fotos de Jane Pilotto e de algumas plantas que despoluem o ar:
Continua depois da publicidade
Segundo a arquiteta, essa pesquisa da Nasa se tornou referência para uma série de projetos de melhoria de ambientes de trabalho, residenciais e outros. Ela cita exemplo de um empresário de Nova Déli, na Índia, que perdeu 70% da capacidade respiratória em função da poluição da cidade. Aí construiu um prédio para morar usando as plantas conforme indicação da Nasa, que foi considerado o edifício mais saudável do mundo.
Os ambientes internos ficam poluídos em função do ar-condicionado, uso de materiais de limpeza, emissões de produtos sintéticos e de móveis e, também, da poluição que vem de fora. Entre os poluentes internos de ar estão o dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), formaldeído, partículas finas e microrganismos.
Além de reduzir a poluição, as plantas também aumentam a quantidade de íons negativos, tão necessários para a saúde das pessoas em todos os ambientes, observa a professora. Eles são abundantes em ambientes naturais, mas são limitados em locais fechados.
Continua depois da publicidade
– O lugar mais saudável do mundo para o ser humano é junto a uma cachoeira porque a água em movimento é cheia de íons negativos. Uma floresta também é repleta de íons negativos – destaca Jane Pilotto.
Conheça os benefícios de fazer jardins com plantas nativas
A arquiteta observa que no paisagismo residencial, as plantas podem estar em todos os ambientes, inclusive em quartos. Ela observa que não faz mal dormir com plantas no quarto. Elas despoluem o ambiente inclusive durante a noite.
Leia também
Primeira fragata fabricada em SC tem data para ser lançada ao mar
Evento das Unimeds terá palestra de Paulo Guedes e lançamento de livro sobre Gugelmin
Pacote de SC ao setor leiteiro inclui corte de incentivo à importação e empréstimo sem juros
Como o programa Universidade Gratuita começa a impactar a economia de SC
Saiba qual é o esporte de 350 CEOs das 500 maiores empresas do Brasil