Apesar de Florianópolis ser uma cidade com natureza exuberante, ser polo tecnológico e turístico e de ser a capital mais segura do país, ela ainda tem muitos pontos a melhorar. Em evento alusivo ao aniversário de 351 anos do municipio, o Movimento Floripa Sustentável, que pensa o futuro da cidade, promoveu encontro no Hotel Majestic em que o prefeito Topázio Neto e secretários municipais falaram sobre ações que estão sendo feitas para melhorar a cidade a partir da atualização do plano diretor.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
No encontro, a prefeitura lançou a plataforma Floripa em Números, que visa disponibilizar dados do município para empresas e cidadãos terem mais conhecimento e poderem tomar melhores decisões. Segundo o prefeito, o objetivo é fazer um planejamento mais adequado em Florianópolis e colaborar também com a região metropolitana. Um dos dados destacados é que o Centro da capital concentra 42% da geração do Produto Interno Bruto (PIB), o que acaba atraindo muitos trabalhadores e afetando a mobilidade. O desafio é descentralizar mais a economia.
– Cada vez mais, a cidade se destaca pela facilidade de fazer negócios, pelo ecossistema de inovação. Por isso, mais pessoas querem vir para cá, querem morar e investir aqui. É importante a participação da prefeitura junto com a sociedade civil para buscar soluções para os desafios que temos – afirmou Topázio Neto.
De acordo com o prefeito, um dos objetivos é fazer com que as pessoas possam se deslocar de forma mais rápida. Com a aprovação da atualização do plano diretor, que entrou em vigor em maio de 2023, a prefeitura tem sentido a diferença de poder levar para os bairros empreendimentos autônomos, para que as pessoas consigam resolver, cada vez mais, suas necessidades de serviços sem ter que vir ao centro da cidade, observou ele.
Continua depois da publicidade
O encontro contou com palestras dos secretários municipais de Planejamento e Inteligência Urbana, Michel Mittmann; de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ivanna Tomasi; de Meio Ambiente, Eduardo Sardá e o presidente da Floram, Bruno Vieira Luiz.
Conforme Mittmann, uma das medidas da prefeitura para acelerar a implantação do plano diretor atualizado foi a criação da Superintendência de Planejamento e Gestão Territorial, com as diretorias de Gestão Territorial e Planejamento Urbano; e a criação da Superintendência de Inovação e Projetos Urbanos, com o laboratório de Inteligência Urbana e o escritório de Projetos da Cidade.
– Esta semana, a gente vai disparar os planos distritais e como eles vão alimentar cada distrito, projetos principais, a diretriz de investimentos, os projetos viários, os projetos de áreas públicas. Ou seja, o plano distrital vai discutir a melhor forma que cada bairro vai recepcionar o planejamento de forma integrada – explicou Mittmann.
Segundo ele, a atualização do plano diretor está permitindo que Florianópolis tenha bairros mais completos, que o cidadão consiga resolver a sua vida nos bairros. Isso com construções que possam abrigar empresas de comércio, serviços, educação e outros, o que pelo plano anterior era proibido.
Continua depois da publicidade
A estratégia inclui melhoria em algumas vias principais de cada bairro, para que tenham mais infraestrutura e mobilidade. Assim, no médio e longo prazo, a expectativa é de que a cidade tenha bairros mais agradáveis para viver e também para receber turistas.
Para o empresário Carlos Leite, diretor do Sinduscon de Desenvolvimento Urbano do Sinduscon de Florianópolis, essas centralidades previstas no plano diretor são importantes para melhorar a qualidade da cidade.
Ele também chamou a atenção para a redução do tamanho mínimo dos lotes na capital, que era de 360 metros quadrados e, agora, passou para 200 metros quadrados. Avalia que será importante para regularizar muitas propriedades que estão ilegais.
Leia também
Koerich entra no grupo das empresas bilionárias de Santa Catarina
Nova regra de ICMS para bebidas “quentes” vai beneficiar 311 mil empresas em SC
Fiesc relança a campanha Trabalhe na Indústria com portal para candidatos e vagas