Com o objetivo de desafiar as empresas a ir mais longe em desenvolvimento econômico e social, a Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (Aemflo) e a CDL de São José realizaram este ano a primeira edição do Prêmio Aemflo Inovação. A revelação dos vencedores foi na noite desta quinta-feira, no Hard Rock Live, seguida de palestra do filósofo Clóvis de Barros Filho sobre o tema.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

As empresas vencedoras na categoria Indústria foram Artinox Decorações e Intelbras; em Comércio, Baunilha Kids, Delize News e Escritolândia; categoria Serviços, Tudo Comunica, Mecânica Tókio e Colégio Movhi; em Construção Civil, RDO Empreendimentos Imobiliários; e na categoria Tecnologia, Aethos Sistemas e Khronos Segurança Privada (No fim desta matéria, veja os portes das empresas e os cases reconhecidos).

O presidente da Aemflo e CDL São José, Gilberto Rech, disse que o objetivo do prêmio é trazer o associado para uma maior participação e reconhecer empresas que fazem a economia do município girar. E os objetivos foram atingidos.

– Quando uma empresa faz inovação, além de melhorar o seu negócio, ela motiva as empresas vizinhas e a sociedade a fazer o mesmo. Aí atinge o Brasil e o mundo. Hoje só se fala em inovação – afirmou Gilberto Rech.

Continua depois da publicidade

O vice-presidente regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Odílio Guarezi, que representou o presidente da entidade, Sérgio Rodrigues Alves, no evento, também destacou a importância do evento para fortalecer o associativismo na região, onde estão três dos maiores municípios de SC: Florianópolis, São José e Palhoça.

– A premiação vem materializar ações que empresários realizam para o desenvolvimento não só econômico, mas social também. É um reconhecimento às empresas que participaram e motiva outras a participarem também – disse Guarezi.

O diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, falou da importância da inovação para o desenvolvimento e disse que a instituição apoiou 134 mil empresas em 2022 a melhorar sua gestão e mais de 65 mil fizeram projetos na área de inovação.

– Inovação é tão importante porque faz parte da melhoria do ambiente de negócios para gerar riqueza, por outro lado tem a ver com a melhoria da gestão das empresas – ressaltou Luc Pinheiro.

Continua depois da publicidade

Vencedora na categoria Indústria, mais de 50 colaboradores, a Intelbras foi reconhecida pela série de inovações no Modem 5G. O gerente de Negócios e responsável pela área de produtos para rede 5G, Carlos Reich, disse que a empresa trabalha há mais de dois anos nesse produto e vem incluindo inovações. A função dele é levar a conexão 5G para residências e empresas nas cidades e no campo.

Na categoria Comércio com mais de 50 colaboradores, a vencedora foi a Escritolândia, com case sobre a venda de projetos além dos móveis. O presidente da empresa, Ivan Nascimento, afirmou que essa conquista é um reconhecimento de tudo o que a empresa construiu na sua história. A Escritolândia projeta, cumpre o que prometeu e o resultado final é o cliente satisfeito.

Empresária Aline Carolina Stamm inovou com naninhas afetivas para crianças

Na categoria Comércio até 10 colaboradores, a vencedora foi a empresa Baunilha Kids, com case sobre naninhas, bonequinhas ou bonequinhos de pano macio que trazem afetividade para crianças. A psicopedagoga Aline Carolina Stamm levou conhecimento para os produtos ao fazer naninhas e também mascotes empresariais. Para um menino que tinha dificuldades para usar óculos, por exemplo, ela fez um bonequinho que também usa o acessório.

– Fazemos naninhas que ajudam no desenvolvimento das crianças – afirma a empresária.  

Comunicação 4.0 foi o case vencedor da empresa Tudo Comunica, na categoria Serviços, das empresárias Janete Didone e Thaize Didone (mãe e filha). O método ensina quatro pilares para falar bem em público: segurança, clareza, autenticidade e conexão, explicou Janete. Segundo Thaize, a maioria que procura a empresa se empenha para superar a insegurança.

Continua depois da publicidade

O Premio Aemflo também tem a categoria Núcleos Empresariais, para incentivar e fortalecer o associativismo e melhorar as práticas em inovação. O vencedor dessa primeira edição foi a Aemflo Jovem.

Filósofo reconhecido por afirmações com firmeza, Clóvis Barros Filho alertou que inovação é algo novo, mas não significa que é melhor do que vem sendo feito.

Empresas premiadas

Indústria
Entre 11 e 50 colaboradores
Artinox Decorações Ltda.
Case: Integração de processos comerciais e operacionais em sistema de gestão

Indústria
Acima de 50 colaboradores
Intelbras
Case: CPE 5G Intelbras

Comércio
Até 10 colaboradores
Baunilha Kids
Case: Como a inovação promove afetividade e auxilia na formação de indivíduos saudáveis

Comércio
Entre 11 e 50 colaboradores
Deslize New Indústria de Confecções
Case: Deslize para o futuro

Comércio
Acima de 50 colaboradores
Escritolândia Comércio de Móveis e Equipamentos de Escritório

Continua depois da publicidade

Case: Da mesa à empresa: Como a Escritolândia conseguiu
surpreender empresas ao vender não apenas mesas e cadeiras, mas projetos de ambientes completos.

Serviços
Até 10 colaboradores
Tudo Comunica – Studio Ltda ME
Case: Método Comunicação 4.0

Serviços
Entre 11 e 50 colaboradores
Mecânica Tókio

Case: Aumento de produtividade e Redução no tempo de atendimento do cliente

Serviços
Mais de 50 colaboradores
Colégio Movhi
Case: Colégio Movhi, em parceria com a agencia Elevon, potencializa a conexão  com a comunidade escolar por meio de inovação na marca, comunicação, ferraementas de gestão e infraestrutura.

Construção Civil

Mais de 50 colaboradores
RDO Empreendimentos Imobiliários
Case: Tecnologia e experiência do cliente

Tecnologia

Entre 11 e 50 colaboradores
Aethos Sistemas
Case: Aplicativo força de vendas mobile

Tecnologia
Mais de 50 colaboradores
Khronos Segurança Privada
Case: Khronos ao vivo – Inovação e tecnologia no serviço de segurança pública para uma vida livre

Continua depois da publicidade