Milhares de sorrisos claríssimos e perfeitos pelo mundo tem digital de uma empresa que nasceu a partir de pesquisa de clareador dental realizada por professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com resultado positivo, um casal de estudantes da instituição aceitou o desafio de abrir uma empresa nesse segmento. Assim nasceu a FGM, de Joinville, Santa Catarina, hoje uma das líderes globais em clareadores dentais.
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Fundada há 27 anos por Friedrich Georg Mittelstädt e a esposa Bianca Mittelstädt, a empresa, que se apresenta atualmente como FGM Dental Group, está presente no mercado de mais de 100 países, com diversos produtos, entre os quais clareadores e implantes. Em 15 desses países detém liderança de vendas em clareadores dentais.
Mas considerando a forte presença do grupo no Brasil e em outros mercados no segmento de clareadores, alguns dados indicam que a empresa catarinense pode estar no topo da produção global. Contudo, como não existe uma pesquisa sobre isso feita por instituição reconhecida, a CEO Bianca Mittelstädt prefere não colocar a FGM como a número 1 do mundo.
Essa indústria do setor de saúde resultou de uma feliz coincidência. Os professores e pesquisadores do curso de Odontologia da UFSC, Gilberto Müller Arcari e Luiz Narciso Baratieri decidiram pesquisar clareadores dentais. Quando chegaram a uma formulação que deu certo, Arcari encontrou um estudante do curso de Química, Friedrich Mittelstädt, que queria abrir um negócio próprio junto com a esposa Bianca, que cursava Geografia.
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O casal identificou a oportunidade e partiu para o desenvolvimento da primeira formulação de clareador, o Whitenness Perfect. Foi sucesso desde o início, com o negócio liderado por ela, ao mesmo tempo em que cuidava dos dois filhos pequenos.
Isso porque Fred Mittelstädt, apesar de ser o responsável técnico pelos produtos, seguiu estudando e trabalhava na multinacional Embraco (hoje Nidec). Somente mais tarde ele passou a dedicar tempo integral à FGM como CTO (diretor de tecnologia e inovação).

Atualmente, a empresa conta com mais de 400 produtos. Uma inovação de destaque da empresa é o sistema de implantes Arcsys, lançado em 2016, que tem crescido no mercado de forma acelerada pela performance clínica e já está em 20 países. Nos últimos três anos, acumulou crescimento superior a 60%, apesar da pandemia, informa a empresária.
– Com o sistema convencional, o cirurgião dentista pode perfurar o osso várias vezes. Com o sistema da FGM, a perfuração é única, gera menos trauma ao paciente, a cirurgia é rápida, mais limpa, mais precisa. O selamento bacteriano, comprovado na São Leopoldo Mandic, de Campinas, é zero, enquanto que em outros sistemas há fluídos entrando e saindo de dentro do implante. É preciso apertar parafuso. Nosso sistema é friccional. Encaixa como a ponta de um avião – explica Bianca Mittelstädt.
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A elevada aceitação dessa linha de produtos motivou investimento em nova fábrica em Joinville, dentro do Perini Business Park. A FGM inaugurou recentemente a unidade, que recebeu investimento de R$ 30 milhões e tem capacidade produtiva seis vezes maior que a anterior.
Catarinense FGM inaugura fábrica de implantes de R$ 30 milhões
O avanço do grupo nos mercados do Brasil – onde detém 85% de market share de clareadores dentais – e no exterior resulta de diversos produtos, entre os quais resinas, biomateriais, próteses, além dos clareadores e implantes.
Para Bianca Mittelstädt, uma das principais razões do sucesso da empresa, que conta com mais de 600 colaboradores diretos, é a qualidade e o reconhecimento científico. Ela destaca que sempre valorizou as pesquisas científicas para comprovar a eficácia e a segurança dos produtos.
– A nossa formação acadêmica dentro da Universidade Federal de Santa Catarina nos trouxe esse viés muito forte da busca pela validação clínica, de estar trabalhando com a academia. Isso nos tornou muito fortes não só no Brasil, mas também nos países com os quais trabalhamos – explica ela.
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Como a empresa é de capital fechado, prefere não divulgar números de receita e lucro. Mas a empresária informa que o ritmo de crescimento é alto. Em 2022, por exemplo, a receita cresceu 25% e no primeiro semestre deste ano frente ao mesmo de 2022, cresceu 13,5%.
Questionada se para ter dentes claros é preciso investir alto, ela diz que a FGM tem um produto, por exemplo, o Whiteness RM, para micro abrasão. Aplicado por cirurgião dentista pode clarear os dentes por um preço acessível.
CEO da empresa e líder da área comercial, Bianca Mittelstädt está à frente do grupo fabricante de produtos dentais desde o início. Só em 2020 o marido saiu da Embraco (hoje Nidec) e vem se dedicando totalmente à empresa. Um dos filhos do casal, Friedrich Edward Mittelstäd, também está atuando na companhia.
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