Empresários e executivos do segmento de concessionárias de veículos do Estado participam do 14º Congresso Estadual Fenabrave-SC (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – seccional de Santa Catarina), que abre na tarde desta segunda-feira e segue terça-feira, no Centrosul em Florianópolis. O tema central é atendimento ao cliente, considerando o avanço das tecnologias. Entre as autoridades presentes, estará o presidente da Fenabrave nacional, Arcelio Junior.

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O evento acontece no meio do programa do governo federal de vendas de veículos com desconto, que iniciaram no dia 5 de junho no país e vão até que tiver recursos para oferecer o desconto. Informações apuradas pelo jornal Estado de São Paulo junto ao Ministério do Desenvolvimento,  Indústria e Comércio (MDIC), até sábado (17), já tinham sido utilizados R$ 300 milhões dos R$ 500 milhões disponibilizados para esse benefício.  

O programa ganhou adesão de nove montadoras e os descontos vão de R$ 2.000 a R$ R$ 8.000 por automóvel. Considera menor preço, eficiência energética e maior densidade industrial de peças nacionais.

Vendas em alta em SC

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No período de janeiro a maio, as 547 concessionárias de Santa Catarina venderam 70.399 unidades de veículos, 11,5% mais do que no mesmo período de 2022, quando chegou a 63.109 unidades. Segundo o presidente da Fenabrave-SC, Alfredo Breitkopf, apesar de maio ter registrado aumento de vendas, a média diária de contratos caiu 4,4%, o que revelou a espera de clientes para comprar com desconto.

Avaliação do atendimento ao cliente

Mais uma vez, o Congresso da Fenabrabe-SC contará com uma pesquisa sobre como está o atendimento ao cliente, chamada Cliente Avaliador, feira pela empresa Mais Marketing, de Florianópolis. O levantamento deste ano, realizado entre abril e maio em 110 concessionárias do Estado, apurou avanços frente a do ano anterior, mas indica que o atendimento pode melhorar, avalia o empresário Piter Santana, que lidera a pesquisa.

Entre as lojas avaliadas, somente 48% retornaram os contatos de potenciais clientes feitos pelo site. E somente 45% solicitaram o cadastro do cliente durante o atendimento por telefone.

Para o diretor-executivo da Fenabrave-SC, André Andreazza, a pesquisa é uma ferramenta importante para que as lojas possam identificar seus pontos fortes e fracos e buscar excelência no atendimento ao cliente. Ele observa que a Fenabrave está sempre oferecendo produtos e serviços para auxiliar o setor na melhoria das vendas.

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