Mais de 500 empresários e executivos que atuam no setor de venda de veículos em Santa Catarina participam segunda e terça-feira da próxima semana no 13º Congresso Estadual Fenabrave-SC, evento local da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. O presidente da entidade nacional, José Maurício Andreta Júnior, participará do evento, no Centrosul, que abrirá oficialmente às 13h30min de segunda.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do DC no Telegram
Com tema central “Do bastidor ao palco: você está preparado?, o evento vai discutir o cenário estadual, que é um pouco diferente do nacional, principalmente para carros premium. O desempenho melhor está ligado à economia mais forte de SC, diz o diretor da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave-SC) para a região de Florianópolis, Marcos Paulo Marcílio.
Segundo o empresário, entre os diferenciais da economia do Estado que impulsionam a venda de veículos estão características gerais e regionais. Na região de Florianópolis, ele observa o fato de ter mais servidores públicos, que são pessoas com renda estável, que dá segurança para decidir compras. Por isso, os resultados, normalmente, são positivos.
Os dados de vendas do primeiro semestre deste ano mostram isso. Na grande Florianópolis houve crescimento de 6,30% na venda de veículos em geral frente ao mesmo semestre de 2021 enquanto a média do estado foi negativa nessa comparação.
Continua depois da publicidade
O Norte e o Vale do Itajaí têm indústrias e empresas de outros setores, que permitem a mais famílias uma renda média maior. No Oeste e Meio-Oeste, os resultados positivos do agronegócio também facilitam a aquisição de automóveis e máquinas agrícolas, que estão incluídas no grupo de veículos. Além disso, empresas dos setores de serviços se destacam em diversas regiões e o catarinense é apaixonado por carro, por isso cuida bem.
– Se você observar carro de Santa Catarina com um de outro estado, vai ver que os daqui estão mais cuidados. Você não vê no trânsito daqui carros danificados – afirma Marcos Marcílio.
Leia também
Venda de veículos novos cai 7,9% no ano em SC, mas setor tem receita maior
IBGE espera que inscritos para trabalhar no censo se cadastrem até esta sexta
Em audiência na Alesc, Fazenda informa que investimento até abril soma R$ 1 bilhão