Ter uma segunda residência dentro de uma vinícola na Serra Catarinense, com possibilidade de fazer o próprio vinho, é uma nova opção para milionários. O condomínio da Vinícola Thera, na Fazenda Bom Retiro, oferece terrenos com preços entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Dos 83 lotes oferecidos, restam atualmente apenas 20 para serem comercializados, informa o fundador da vinícola e da Fazenda Bom Retiro, João Paulo Freitas. Segundo ele, os compradores são, principalmente empresários, executivos e profissionais liberais de Santa Catarina.

– O importante é que tenham em comum o gosto pela natureza e pelo vinho. É um lugar muito aprazível – destaca Freitas.

Alguns já construíram suas mansões e estão fazendo vinhos com rótulo próprio. O empresário preferiu não estimar investimento médio na construção das residências. Isso porque depende de cada projeto escolhido pelos futuros moradores.

Continua depois da publicidade

Com foco em sustentabilidade, a empresa recomenda processos construtivos com matérias-primas naturais. No caso das coberturas, a sugestão é que invistam em usinas solares, e quando possível, em cobertura viva.

De acordo com o CEO da Vinícola Thera, Ebner Zeus de Freitas, uma das prioridades, agora, é consolidar esse empreendimento imobiliário. A infraestrutura oferecida é de padrão internacional, com ruas asfaltadas e cabeamento subterrâneo, destaca ele. Em breve, será construído um espaço comum com academia de ginástica, piscina e cafeteria.

– Temos duas casas já construídas no empreendimento. Vemos uma tendência de as pessoas quererem viver mais distante de centros urbanos. Foi uma coisa que a pandemia trouxe. Quando projetamos o condomínio, pensamos na segunda ou terceira residência da família, mas estamos vendo que muitos pretendem transformar essa na primeira residência – observa Abner Freitas.

A Vinicola Thera inaugurou sua nova sede dia 17 de fevereiro deste ano, com unidade de vinificação que pode chegar a 300 mil litros por ano. Segundo o CEO, uma parte dessa capacidade produtiva será destinada para fazer vinhos a terceiros. Isso inclui os moradores no condomínio da vinícola.

Continua depois da publicidade

Vinícola de SC amplia produção de vinhos elegantes de altitude

Para quem está na região do litoral, Bom Retiro é o primeiro município da Serra Catarinense que integra o roteiro dos vinhos de altitude, com serviços de enoturismo. A Fazenda Bom Retiro conta com wine bar, gastronomia, loja e uma pousada de alto padrão. O tempo de viagem de carro de Florianópolis ao município é de aproximadamente duas horas e meia.

A opção de condomínio residencial em vinícolas é uma tendência mundial. Além da Thera, outras empresas do setor na Serra Catarinense estão projetando esses empreendimentos muito próximos dos parreirais e de unidades de vinificação.

Leia também

Papel feito em SC vira embalagem 100% reciclável para sabonetes veganos

Cidade de SC empossa quarta mulher à frente da associação empresarial; veja quem são

Puxada pela indústria e serviços, SC mantém o segundo lugar na geração de empregos

Montadora chinesa GWM pretende instalar filial em SC

Porto de SC é líder em cargas siderúrgicas entre terminais públicos

Komprão abre loja em mais uma cidade da Grande Florianópolis