Para moradores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, comprar imóvel na planta é mais barato do que o que já está pronto. Foi isso que apontou o recorte sulista de pesquisa do Grupo OLX sobre como os brasileiros decidem as compras de imóveis.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Segundo o levantamento, para 67% dos moradores da Região Sul, comprar imóvel residencial na planta custa menos. No Brasil, 57% acreditam que essa opção é a mais acessível.

A sondagem da OLX foi intitulada “Mitos e Verdades sobre o setor imobiliário”. Ouviu 300 pessoas em maio na plataforma MindMiners.

Segundo o vice-presidente de Imóveis do Grupo OLX, Rafael Nader, outro exemplo é o fato de a maioria achar que comprar imóvel é mais vantajoso do que alugar.  

Continua depois da publicidade

– Este é um debate clássico tanto em rodas de amigos, como entre especialistas do mercado. Sabemos que, no Brasil, ter a casa própria é um sonho e representa segurança, mas não podemos concluir que é verdade absoluta que comprar é mais vantajoso que alugar – destaca Rafael Nader.

Segundo ele, isso depende de uma série de variáveis, entre as quais capacidade de pagamento e financiamento por parte do comprador, disposição de recursos líquidos, potencial de valorização daquele imóvel, capacidade de rentabilização dos investimentos financeiros, taxa de juros atual e futura. Também influi o uso do imóvel, reformas e custos indiretos, entre outros.

Por isso, o especialista alerta que, o comprador de imóvel precisa estar alerta sobre necessidades de oportunidades oferecidas pelo mercado.

Leia também

SC soma 84,5 mil novos empregos até maio, 35,5% mais do que todo ano de 2023

Tarifas de gás natural sobem menos em SC devido à renegociação de contratos

Indústria de SC seleciona 20 startups para programa de inovação

Ministro anuncia crédito que favorece mulheres e faz alerta sobre a reforma tributária

SC alcança o segundo lugar no ranking de regularizações fundiárias do país

Investimento de US$ 77 milhões, terminal de gás natural liquefeito é inaugurado em SC