Nono município mais populoso de Santa Catarina segundo o IBGE, com 178,7 mil habitantes em 2021, só agora Palhoça ganha projeto de hospital de médio porte. Será lançado nesta quarta-feira o complexo médico-hospitalar Leonardo da Vinci, com duas torres de 19 pavimentos, que receberá investimento de R$ 80 milhões, terá 100 leitos e vai gerar pelo menos mil empregos diretos. Embora seja privada, a nova instituição fará parcerias para atender pelo SUS. As obras começam este ano e a previsão de inauguração é 2025.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Os investidores são o Grupo Sibara, de Itajaí, acionista do Shopping Via Catarina; o empresário Pasquale Migliardi, da PME Empreendimentos Imobiliários da Grande Florianópolis; e o médico Felipe Bittencourt, que atua na região da Capital. O projeto conta com assessoria técnica do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

Os R$ 80 milhões serão destinados apenas para a construção da parte física, com 23 mil metros quadrados de área, informa a assessoria do projeto. Uma das torres será ocupada pelo hospital e a outra por clínicas médicas, acomodações de curta duração, residencial para idosos e estacionamento rotativo. O novo hospital terá 20 leitos de UTIs, seis salas cirúrgicas, hemodinâmica e pronto-atendimento 24 horas.

A construção do complexo hospitalar próximo do shopping ViaCatarina estava sendo projetada desde 2016 pelo então presidente do Grupo Sibara, Horácio Figueiredo e o amigo Pasquale Migliardi. O plano era lançar em 2020, no aniversário de 10 anos do shopping. Mas Horácio Figueiredo faleceu em 2019 e no começo de 2020 veio a pandemia. O projeto foi retomado por Platão Figueiredo – o filho do empresário que assumiu a gestão do grupo – e pelos demais sócios.

Continua depois da publicidade

Segundo os investidores, a obra será feita pela Medplex Dr. Egas Moniz Construções e o projeto é do escritório Dória Lopes Fiuza Arquitetos Associados, que conta com a colaboração de mais de 10 escritórios de arquitetura e engenharia. O lançamento nesta quarta-feira será às 19h30min, no Firenze Business Hotel, no bairro Pagani.