Tecnologias como inteligência artificial e outras proporcionam cada vez mais praticidade, melhorias na saúde e sustentabilidade no uso de torneiras. Produtos inovadores da empresa catarinense Docol têm esse foco. A última novidade é a torneira de cozinha Doc Vox que funciona com inteligência artificial e está com vendas acima do esperado, informa o presidente da empresa, Guilherme Bertani.
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A trajetória e últimas inovações da Docol foram apresentadas dia 23 de agosto na reunião da diretoria da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), onde a empresa também faz exposição de produtos no hall do prédio da entidade. Questionado sobre novos produtos inéditos, o presidente Guilherme Bertani disse que a próxima novidade pode ser inteligência artificial para chuveiros, para as pessoas poderem economizar água e manter o conforto.
Em 2023, a Docol inaugurou na sua sede, em Joinville, o centro de inovação Flow. Ela destina 3% do faturamento para inovação. Como no ano passado faturou R$ 1 bilhão, está destinando R$ 30 milhões para pesquisa e desenvolvimento.
Outra inovação exitosa da Docol é a torneira (misturador) Vitalis Ozônio que remove bactérias e agrotóxicos de utensílios e alimentos. Tanto a IA quanto o ozônio chegam após décadas de êxito da empresa como fabricante de torneiras e chuveiros que permitem economia de água em torno de 70%, ajudando a preservar o meio ambiente e reduzindo a necessidade de investimentos no tratamento de água para uso residencial e empresarial.
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– A torneira com inteligência artificial foi fruto de muita pesquisa. Investimos nisso porque entendemos que, cada vez mais, as pessoas querem interagir com os produtos que têm em casa de uma maneira diferente. E a internet das coisas ajuda muito nesse sentido. Como estamos investindo na indústria 4.0 pensamos: por que não oferecer isso também nos produtos que a gente vende? Então, somos a primeira empresa da América Latina a desenvolver e oferecer essa tecnologia ao mercado – explica Guilherme Bertani.
Veja mais fotos sobre a Docol e seus produtos:
Segundo ele, os técnicos da empresa desenvolveram a tecnologia e a aplicação. Entre as opções disponíveis por comando de voz estão encher um copo de água, encher uma panela de água para fazer macarrão, encher de água um vaso de flor e outras. E possível programar de acordo com as necessidades de cada um.
A torneira vem com um aplicativo e, segundo o empresário, foi necessário trocar informações com a Amazon e o Google para adaptar com as inteligências artificiais deles. A Alexa é a da Amazon e o Gemini é do Google. Mas é possível usar outras IAs do mercado e fazer ajustes para liberação de água conforme as necessidades de cada usuário.
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– Estamos tendo feedbacks muito positivos porque as pessoas ficam maravilhadas com a facilidade que dá para usar o produto. Sem a preocupação do desperdício de água, dá para fazer outras coisas. E a Alexa na cozinha, por exemplo, ajuda as pessoas usarem mais IA para fazer a agenda do dia, lista de compras e saber como está o tempo, o trânsito – observa o empresário.
Essa inovação chegou ao mercado com preço compatível aos seus diferenciais: pode custar cerca de R$ 15 mil. Guilherme Bertani revela que as vendas estão acima do esperado. O foco inicial para esses produtos é o consumidor A, disposto a pagar por produtos de luxo com tecnologia, que conta, também, com variações de cores para o inox. Mas a Docol também faz produtos com preços acessíveis, para imóveis populares e oferece garantia para vida toda.
A torneira com misturador de ozônio se tornou aliada de muitos ambientes para preparar alimentos e também na área de saúde. Pesquisas indicam que a liberação de ozônio em 30 segundos elimina em até 75% os agrotóxicos em verduras e 99% de bactérias e odores idesejados. Em três minutos, por exemplo, tira o cheiro de alho da mão.
– Uma escola de medicina de São Paulo resolveu colocar esse produto numa sala de recuperação de crianças que passavam por cirurgia. Eles limpavam as feridas com gazes embebidas nessa água e notaram que as crianças se recuperavam mais rápido. Ficamos felizes porque não esperávamos que o produto fosse usado para esse fim – destacou o empresário.
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Esse misturador também requer um investimento maior, em torno de R$ 10 mil ou mais. Contudo, estas não são as “torneiras” premium mais caras da Docol. A empresa é representante de um produto do exterior, uma torneira de águas que custa em torno de R$ 25 mil. Ela purifica, faz água fria, com gás e quente em até 90 graus centígrados, que permite fazer café, chá e até sopa.
A Docol desenvolve plano de investimento de R$ 1 bilhão em cinco anos. Nos últimos anos, diversificou com a aquisição de fábrica de pias de inox da multinacional suíça Franke em Joinville e inaugurou unidade de produtos sanitários, como vasos e pias de cerâmica, em Poços de Caldas, Minas Gerais.
Essa fábrica começou produzindo 30 mil peças por mês, mas a meta é chegar a 300 mil. Para isso, a Docol tem um programa de investimentos que está sendo executado. Para esse segmento, a empresa também foca inovação.
– Temos a linha de louças sanitárias mais modernas e atualizada no mercado brasileiro. Temos produtos que têm uma capacidade de de limpeza muito maior que os dos concorrentes. Fizemos vários estudos e conseguimos chegar a produtos que estão sendo reconhecidos pelo mercado. Vamos produzir três ou quatro linhas de vasos sanitários e uma ampla gama de cubas de pias também – antecipa Guilherme Bertani.
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