O empresário Maximiliano Augusto Gonçalves Filho, o Max Gonçalves, que faleceu nesta terça-feira, em Florianópolis, como antecipou o colunista da NSC Léo Coelho, foi um dos principais impulsionadores, no Brasil e em Santa Catarina, da difusão do uso de tecnologias – hardware e software – tanto em empresas, quanto em residências. Ele lançou em 1987 a Fenasoft, Feira Nacional de Software, que começou no Rio de Janeiro, mas logo foi transferida para São Paulo, com a oferta de novidades desse setor.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Como residia em Florianópolis, o empresário realizava também uma feira com perfil semelhante no Estado. Escolheu, na época, uma das cidades onde o setor era mais desenvolvido, Blumenau, e passou a realizar a Coninfo, Congresso e Feira de Informática do Cone Sul.
A Fenasoft teve seu ponto alto na década de 1990, quando atraia milhares de pessoas para o pavilhão de exposições Anhembi, em SP, para conhecer e adquirir novidades do exterior e do Brasil, tanto em hardware, quanto em software. Nessa fase, o evento tinha elevada projeção na mídia nacional.
Mas o mercado foi mudando a forma de consumir tecnologia, empresas se especializaram em vender equipamentos e sistemas em todo o país, o que acabou enfraquecendo o modelo comercial da exposição em SP. Houve um esforço de adaptação, para atender o público mais empresarial, mas, mesmo assim, não teve continuidade. Em meados da primeira década dos anos 2000 foi encerrada e o mesmo aconteceu gradualmente, com as mostras menores, entre as quais a de Blumenau.
Continua depois da publicidade
A realização de feiras comerciais, contando, paralelamente, com congressos para debater o setor, motivava muitos interesses e o consumo de soluções de informática. Esses eventos colaborando para a geração de negócios em Santa Catarina, que foram se adaptando às necessidades do mercado, tanto no uso de sistemas quanto equipamentos. Essas iniciativas de Max Gonçalves ajudaram para que o Estado se tornasse um dos principais polos no desenvolvimento do setor de tecnologia.