A montadora chinesa de carros elétricos BYD gosta de se posicionar como uma empresa de tecnologia. Por isso, sempre que possível, destaca que as baterias dos seus veículos podem ser transformadas em geradores de energia no caso de falta de luz em residências ou em outros ambientes. E pode salvar vidas se essas dependem de equipamentos médicos elétricos, como ocorreu no último Natal, na Austrália.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Em entrevista para a coluna após a inauguração da centésima loja da marca no Brasil, a BYD DVA, em Florianópolis, na última semana (23 de maio), o presidente da empresa no país, Tyler Li, destacou esse exemplo na área de saúde.
Segundo ele, Kristy Holmes, moradora da cidade de Queensland, na Austrália, conseguiu usar o veículo BYD Yuan Plus para salvar o filho de 11 anos que dependia de diálise. Uma tempestade no Natal cortou o fornecimento de eletricidade e ela conseguiu fornecer energia da bateria do carro para a máquina de diálise que atendia o filho Levy.
Segundo ele, todos os veículos da marca contam com a tecnologia VL2 (vehícle to load, no inglês), que permite transformar a bateria do carro num gerador que pode abastecer uma residência, outros ambientes ou equipamentos elétricos quando for necessário.
Continua depois da publicidade
Para o veículo funcionar como gerador, é preciso comprar um adaptador específico que vira uma tomada. Ela pode conectar o sistema de abastecimento de energia da residência ou especificamente equipamentos.
O carro pode ser a fonte de energia para iluminar uma barraca numa aventura junto à natureza, para ligar um notebook ou até a churrasqueira elétrica no acampamento. Cada proprietário de veículo pode definir como usar esse “gerador” de energia.
O diretor da BYD DVA, Paulo Toniolo Júnior, destacou que isso mostra a versatilidade dos veículos elétricos. Segundo ele, é necessário fazer uma adaptação para o veículo gerar energia para casa, mas é uma instalação muito simples e a concessionária indica uma empresa para fazer isso.
Leia também
CMJ é diversidade de conselho empresarial “na veia”, diz fundador
Com perdas estimadas em R$ 3 bilhões, agro do RS recebe ajuda da CNA
Indústria, comércio e serviços crescem em SC no primeiro trimestre, apura o IBGE
Empresário de SC é o criador do “split payment”, sistema de cobrança da reforma tributária
Isenção de tributo para importação de até US$ 50 causa desemprego em SC