Além da pandemia e da guerra, que colocaram a inflação a patamares acima do suportável, o brasileiro enfrenta mais riscos na economia em função de decisões de interesse eleitoral, tomadas pelo presidente Jair Bolsonaro, visando a reeleição em outubro. A greve dos servidores do Banco Central, iniciada sexta, pode colocar em risco até o funcionamento do Pix e a troca da presidência da Petrobras foi sem necessidade.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Informado pelo Ministério da Economia de que não seria possível reajustar salários de todos os servidores da União este ano por falta de recursos, o presidente decidiu repor apenas os vencimentos de policiais federais. Mas servidores da elite, como do Banco Central e Tesouro Nacional iniciaram movimento por reajuste, com crítica à decisão seletiva.

O movimento grevista do Banco Central já estava atrasando uma série de estatísticas e, de acordo com o sindicato da categoria, por falta de equipe até o Pix, serviço que agora lidera as transferências bancárias, pode sair do ar porque não está no grupo de essenciais. A categoria cobra reajuste de 27%.

Na Petrobras, o afastamento de Joaquim Silva e Luna da presidência para contratar Adriano Pires, mantendo o alinhamento de preços do petróleo com o exterior, significa mais do mesmo, para distrair o noticiário contra outros problemas, como o escândalo no Ministério da Educação. A promessa de criação de um fundo para combustíveis, possivelmente usando o lucro da estatal, não requer mudança na presidência da empresa.

Continua depois da publicidade

No ano passado, decisões do governo com interesse eleitoral elevaram o câmbio e ajudaram a elevar a inflação. Esse risco do Pix mostra que as pessoas têm que ter mais alternativas para serviços bancários, o que eleva custos num país onde 70% têm renda de até dois salários mínimos. Essas crises mostram que a democracia precisa ser aperfeiçoada para evitar perdas à maioria. Fim da reeleição ou adoção de parlamentarismo podem ser alternativas.