Empresários e executivos do setor público catarinense vão participar de missão à Santa Rita do Sapucaí na próxima semana, com o objetivo de conhecer as estratégias da cidade mineira que é reconhecida como o “Vale da Eletrônica” ou “Vale do Silício Brasileiro”. A iniciativa é da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc).

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC no Telegram

Na próxima semana, de 12 a 18 deste mês, o grupo vai participar de um evento local de tecnologia, o Hacktown e, também, conhecer o ecossistema de inovação do município, explica a coordenadora do Conselho dos Núcleos de Inovação da Facisc, Luciana Homrich.

Santa Rita do Sapucaí passou a investir em inovação a partir dos anos de 1960, com a criação da Escola Técnica de Eletrônica (ETE) e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Também sediou o Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI). Essas três instituições são reconhecidas como as responsáveis pelo avanço do município em eletrônica até hoje.

Com Floripa Conecta e maratona, ocupação hoteleira sobe 18% em agosto

Continua depois da publicidade

O município de 43 mil habitantes conta com cerca de 160 empresas de tecnologia. A maioria é indústria de hardware ou empresa de software, com soluções reconhecidas no Brasil e exterior.

O prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson, está otimista com a visita da comitiva catarinense. Para ele, essa missão vai consolidar uma ponte entre o município e Santa Catarina, que dará bons frutos.

– A inovação é a única alternativa para o Brasil. A palavra é forte, mas é esta mesmo – disse o prefeito, que destacou também a tradição da cidade na realização de parcerias público-privadas.

Leia também

Corte de ICMS gera perda de R$ 300 milhões na arrecadação de SC

“Parte do investimento de R$ 200 milhões é em Joinville”, diz presidente da Amanco Wavin