Líderes da Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (HWK), da Alemanha, a entidade que inspirou o Programa Empreender, de associativismo empresarial em SC e no Brasil, visitam o Estado. O presidente da HWK, Franz Xaver Peteranderl, foi recebido pelo presidente da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), Sérgio Rodrigues Alves, nesta quarta-feira, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O Programa Empreender, que incentiva a aproximação de empresários do mesmo setor em núcleos para resolver desafios comuns e melhorar seus negócios, começou em SC no início dos anos de 1990 e mais tarde foi difundido para todo o Brasil por meio do Sebrae nacional. Depois, passou a ser replicado também em outros países, destacou o presidente da Fundação Empreender, Jonny Zulauf, que está recepcionando os alemães.

A comitiva é integrada também pelo diretor geral responsável pelas áreas de Educação e Consultoria da HWK, Dieter Vierlbeck, e pela chefe do departamento de Comércio Exterior da entidade, Bárbara Peinel. Além da visita à Facisc, eles conheceram também as associações empresariais de Joinville, Blumenau e Brusque, pioneiras na parceria com a câmara alemã e adoção do modelo de núcleos setoriais.

– É uma forma de agradecer e fortalecer os laços entre brasileiros e alemães que culminaram com um dos estados que têm a cultura associativista mais forte no Brasil – afirmou Jonny Zulauf

Segundo o presidente da HWK, Franz Xaver Peteranderl, princípios do associativismo como cooperação mútua, solidariedade e objetivos comuns foram os principais  impulsionadores da parceria Brasil e Alemanha. Para ele, esse modelo é um exemplo a ser seguido por outras localidades.

Continua depois da publicidade


– O Programa Empreender é responsável por oxigenar todo nosso sistema, mas principalmente por ajudar micro e pequenas empresas a quebrarem o isolamento e desenvolverem negócios através de inciativas empreendedoras – afirmou Sérgio Rodrigues Alves, presidente da Facisc.

De acordo com Alves, atualmente a federação tem na base mais de 37,5 mil empresas que atuam, por meio de associações empresariais, em 280 dos 295 municípios do Estado.

Fundada a partir da parceria das associações empresariais de Joinville, Blumenau e Brusque com a Câmara de Munique e Alta Baviera (HWK), a Fundação Empreender, hoje, é o braço técnico da Facisc e responsável pelo Programa Empreender em SC.

Entre os programas que desenvolve no Estado para incentivar o associativismo estão o de Internacionalização de Empresas e Gestão e Vivência Empresarial (PGVE).

Continua depois da publicidade

Leia também

Banco Central autoriza catarinense Fatori atuar como instituição bancária

SC exporta menos em fevereiro, mas avança em industrializados de maior valor

PIB de SC cresce 3% em 2022, estima equipe econômica do governo

Dígitro Tecnologia cresce 12% com exportações e novos serviços

Abstrato estreia com cinco empresas aceleradas nas áreas de dados e IA