Após ser destaque nacional em crescimento em boa parte dos meses nos últimos dois anos, o comércio catarinense passou a ter variações mais tímidas. Segundo a pesquisa mensal do IBGE, o setor fechou março com alta de 0,5% frente ao mesmo mês do ano passado em volume de vendas, mas teve queda de 0,2% frente ao mês anterior, fevereiro. No ano, acumula crescimento de 5,1% e nos últimos 12 meses, avançou 6,2%. No Brasil, o setor cresceu 0,3% frente ao mês anterior, caiu 4,5% em relação ao mesmo mês do ano passado e acumulou alta de 1,3% no ano.

Continua depois da publicidade

O desempenho fraco está ligado principalmente à baixa atividade econômica do país, avalia o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithautp. 

— Ao longo do ano espera-se que o comércio catarinense mantenha um ritmo estável e em patamares otimistas. Porém, o desempenho do setor dependerá das medidas adotadas pelo Governo Federal, principalmente em relação a redução dos juros e recuperação do mercado interno. A política econômica do país não apresentou os resultados esperados no primeiro trimestre, o que explica essa retração no consumo – avalia Breithaupt.

As maiores altas em SC frente ao mesmo mês do ano passado foram em produtos para escritório (18,4%), móveis (9,9%)combustíveis (11,1%) e materiais de construção (10,5%). As quedas ocorreram em tecidos e vestuários (-7,8%), veículos (-2,1%) e hipermercado e supermercado (-1,9%). O varejo ampliado em SC teve alta de 1,3% em março frente a fevereiro, de 0,5% em relação ao mesmo mês de 2018 e de 7,8% nos últimos 12 meses.

Dia das Mães

MB / Divulgação
(Foto: MB / Divulgação)

Restam apenas pouco mais de dois dias para comprar o presente ao Dia das Mães. Pesquisa da Fecomércio-SC apurou que, em média, os presentes para a data vão somar R$ 168,43 no Estado. Na Capital, R$ 190. Quase todas as lojas e unidades de serviços têm alto para a data.

Continua depois da publicidade

Aplicativos

Cada vez mais, soluções via aplicativo buscam melhorar a vida das pessoas e transformar a economia. A rede Hippo Supermercados lançou o Você Bem +, que usa Big Data para melhorar as ofertas de produtos de acordo com o perfil de cada cliente. E o aplicativo Lumat, lançado por uma startup da Capital para incentivar serviços de lavanderia entre vizinhos, ganhou programa de aceleração no Canadá.