Empresas catarinenses, em especial indústrias e agroindústrias, aproveitam a volta das grandes feiras no exterior para mostrar novidades, após a ausência desses eventos por dois anos. Nesta semana, o Grupo Portobello (PBG), de Tijucas, apresentou novidades na Coverings, em Las Vegas, EUA, país onde está construindo uma fábrica. A Termotécnica, de Joinville, participou na Fruit Logística, em Berlim, Alemanha, para apresentar linha de embalagens. As agroindústrias de carnes, entre as quais a Aurora e a Vila Germania, participaram da Gulfood, em Dubai, no mês de fevereiro.

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Em Las Vegas, o presidente do conselho da Portobello, Cesar Gomes Junior, acompanhado de executivos do grupo, participou de reuniões e aproveitou para conhecer um pouco mais o mercado americano, no qual a empresa terá presença maior em breve. A companhia está investindo US$ 160 milhões em fábrica em Baxter, no Tennessee, que deve ficar pronta este ano. Vai gerar 220 empregos diretos e faturar mais de US$ 100 milhões por ano.

Executivos da Portobello na Coverings
Presidente do conselho Portobello America, Eduardo Gutierrez; o VP Industrial Portobello America, James Durblin; e o presidente do conselho do grupo, Cesar Gomes (Foto: Diego Redel, Las Vegas, Divulgação)

Na Coverings, a empresa fez lançamentos, como o do porcelanato com formato inédito de 160X160 e da linha Terralma, com cores inspiradas na natureza. Conforme Cesar Gomes, o mercado de cerâmica dos EUA é um dos maiores do mundo e é fundamental para a estratégia de expansão internacional do grupo.

Para frutas premium

A Termotecnica, de Joinville, fabricante de produtos com EPS (Isopor), participou esta semana da Fruit Logística, em Berlim, maior feira de produção e tecnologias para frutas do mundo. A empresa, ao lado de produtores de frutas do Brasil, divulgou as vantagens da conservadora DaColheita, embalagem que aumenta em até 30% a durabilidade de frutas e tem apelos de sustentabilidade também por ser reciclável e pesar menos no transporte.

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O produto foi lançado há quatro anos e já soma mais de 1 milhão de unidades que embalaram 4 milhões de toneladas de frutas premium do Brasil para a Europa. Serve para levar manga, limão, uva, mamão, pitaya, figo, goiaba e outras. Entre os visitantes no estande, recebidos pelo superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira, esteve o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe.

Termotécnica na Fruit Berlim, Alemanha
Superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira (E), empresário Alexandre Duarte e o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe (Foto: Termotécnica, Divulgação)

Com selo Brazilian

Agroindústrias grandes e médias aproveitaram a retomada das feiras para buscar novos mercados ou fortalecer os que já conquistaram. Em acelerada expansão, a Villa Germania, de Indaial, líder latino-americana na exportação de carne de pato, foi uma das participantes da Gulfood. Uma das estratégias foi crescer no mercado halal, do que seguem a religião muçulmana.

A empresa conquistou novos clientes no Oriente Médio, África do Sul e Ilhas Maurício. Segundo o vice-presidente de operações, Marcondes Moser, 70% dos contratos foram de carne de pato e 30% de outras proteínas gourmet. A Villa Germania participa desses eventos junto com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que lançou ano passado o selo Brazilian Duck justamente para impulsionar venda de pato.

A associação tem levado as agroindústrias de carnes do Brasil para feiras internacionais onde divulga os produtos com selos específicos, marcas criadas junto com a Apex. Elas lançaram também o Brazilian Chicken (proteína de frango), Brazilian Pork (suína), Brazilian Egg (ovos) e Brazilian Breeders (genética avícola nacional).

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