O Norte catarinense, com forte presença da imigração italiana, vai contar, a partir desta sexta-feira, com nova agência consular da Itália para Joinville e Região. A unidade, situada na rua Orleans, segue liderada por empresários. O novo cônsul honorário é Guilherme Marco de Lima, que sucede João Joaquim Martinelli. O trabalho consular visa fortalecer as relações bilaterais de SC com o país europeu.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

– O consulado italiano fomenta relação bilateral Brasil-Itália no âmbito cultural, social e econômico. O mais importante desse trabalho é que hoje dá para ter uma estimativa de que metade dos catarinenses têm antecedentes italianos. A comunidade italiana direta e indireta é muito grande e o intercâmbio econômico, cultural e social pode e deve ser maior. É esse um pouco do meu papel como cônsul – explica Guilherme Lima.

Entre os trabalhos do consulado de Joinville está o atendimento às pessoas que têm cidadania italiana e as que precisam de apoio para tentar buscar esse reconhecimento para ter dupla cidadania. Além disso, o consulado também faz a emissão de passaporte italiano. O Registro Civil dos Italianos Residentes no Exterior (A.I.R.E) tem 57.074 catarinenses, dos quais 3.393 em Joinville.

– Joinville tem 130 mil pessoas descendentes de italianos, uma presença muito maior do que se imagina. O consulado tem papel importante não só para fomentar essa cultura italiana, mas, de fato, promover mais ações econômicas nessa relação bilateral – destaca o novo cônsul.

Continua depois da publicidade

Somado a isso, ele traz experiência nas áreas de inovação e governança empresarial, o que favorece a interação na área econômica. Além de 10 anos como diretor da multinacional americana Whirlpool, foi conselheiro na área de inovação de quase uma dezena de entidades, entre elas a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Fundação de Amparo à Tecnologia de SC (Fapesc) e da área de inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Também integrou o conselho do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Entre as lideranças que confirmaram presença na inauguração da nova sede, na noite desta quinta-feira, em Joinville, estão o Cônsul Geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina, Salvatore di Venezia, e empresários com descendência italiana como Vicente Donini, da Marisol e Guilherme Bertani, da Docol.

Engenheiro graduado pela UFSC e empresário, o novo cônsul Guilherme Marco Maestri de Lima é bisneto de imigrantes italianos que chegaram em Joinville em 1888. Filho de Valdemir Maestri de Lima e Sirlene Roseli de Lima, nasceu em Joinville em 1980, é casado e tem duas filhas. A família dele está entre as que já têm nacionalidade italiana.