O setor supermercadista catarinense segue investindo em 2024, mas não valores bilionários tão elevados como há alguns anos, estima o presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Alexandre Simioni. Além disso, está construindo lojas no interior porque o litoral catarinense, onde há maior concentração de população, não tem mais condições de abrigar grande número de novas lojas.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

– O litoral de Santa Catarina está muito consolidado, não tem mais muito espaço para novas lojas de supermercados. O que está acontecendo é que algumas redes como a nossa – a Passarela – o Bistek e o Fort decidiram investir no Rio Grande do Sul – disse  Simioni, após evento de entrega do Prêmio Acats na última sexta-feira, em Balneário Camboriú.  

Um exemplo é o grupo Passarela, que atua também com a rede Via Atacadista, e tem plano de investimento em sete lojas. Dessas, cinco serão no Rio Grande do Sul e duas no Oeste de SC. Hoje, o grupo tem 17 lojas, das quais 10 são em SC e sete no RS.

– O nosso setor em Santa Catarina é maduro, consolidado. Todas as redes crescendo, a grande maioria investindo, fazendo mais lojas. Então, o nível de competitividade que temos em Santa Catarina é um dos maiores do Brasil – observa Simioni.

Continua depois da publicidade

Segundo maior arrecadador em SC

O governador de SC, Jorginho Mello, esteve o evento da Acats sexta-feira. Ele disse para a coluna que foi prestigiar a premiação da associação porque o setor supermercadista tem impacto relevante para a economia e arrecadação estadual. É o segundo maior arrecadador de ICMS e emprega mais de 200 mil pessoas.

Leia também

Puxada pelo turismo, arrecadação de SC em fevereiro cresce e fica perto de R$ 4,3 bilhões

Multinacional de SC lança inteligência artificial que cria moda realista

Governo de SC oferece crédito via Pronampe e Fapesc para empresárias investir

Cesta básica da reforma tributária deverá ter alimentos saudáveis e regionais

Carreira em tecnologia e inovação espera por mulheres que querem ascensão em SC