Apesar de ter enfrentado dificuldades em dois terminais importantes, o setor portuário de Santa Catarina conseguiu obter em 2024 crescimento na atividade de cargas. Encerrou o ano com movimentação de 63,5 milhões de toneladas, 2,98% mais do que em 2023. As informações são da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) do estado e foram apurados junto aos terminais.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
-Tivemos um ano de muitos desafios no setor, com um grande terminal em obras de ampliação (Portonave), a retomada de Itajaí, compensada pela grande produtividade e recordes registrados em Itapoá, São Francisco do Sul e Imbituba. Diante deste cenário é possível olhar para este índice com positividade, mas também com atenção para que o Estado se mantenha como um dos protagonistas da logística nacional – analisou Beto Martins, secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de SC.

Na movimentação de contêineres, a liderança foi obtida pelo Porto Itapoá. O terminal cresceu 19% frente a 2023 e totalizou 14 milhões de toneladas. A Portonave recuou -8,34% na comparação com o ano anterior porque está com um dos berços em obras. Mas fechou o ano com movimento relevante de 13 milhões de toneladas.
No porto vizinho, Itajaí, enfim as atividades foram retomadas no segundo semestre. A movimentação somou 1 milhão de toneladas, 194% mais do que no ano anterior, quando ficou quase o tempo todo fechado.
Continua depois da publicidade
Os demais terminais privados, voltados a atividades específicas de empresas, somaram movimento de 10,2 milhões. Conforme a SPAF, os dados oficiais sobre a atividade de portos brasileiros em 2024 devem ser divulgados em fevereiro pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Leia também
Multinacional é única empresa de SC entre as 100 líderes globais em sustentabilidade
Balneário Camboriú vai revisar base de cálculo do IPTU depois de 30 anos
Celesc Geração alcança recordes na produção de energia em 2024
Governo de SC abre cota de R$ 68,6 milhões para reduzir preço do diesel à pesca
Rede de supermercados faz feirão de empregos para nova loja em Florianópolis