Com o início da participação do Brasil na Copa do Mundo Feminina, nesta segunda-feira, às 8h, contra o Panamá, algumas instituições e empresas mudam o horário de atendimento ou trabalho. Como o governo federal decretou ponto facultativo, agências dos Correios vão trabalhar nesta segunda-feira a partir das 11h. Em jogos antes das 8h, o atendimento começará às 10h. Os bancos também atenderão a partir das 11h nesta segunda. Quando os jogos serão antes das 8h, os horários bancários não serão alterados. Outras empresas públicas e privadas também flexibilizaram atividade para esta segunda.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informou que o expediente da instituição será iniciado às 12h quando houver jogo que começa às 8h da manhã, o que é o caso desta segunda-feira. Qunado os jogos forem antes das 8h, o expediente será retomado às 11h. O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) não alterou horários em função da Copa, mas será possível assistir aos jogos na instituição quando ocorrerem em horário de aula, como é o caso desta segunda.
Entre as empresas privadas, a RD Station e a Totvs decidiram liberar os empregados para que possam acompanhar o Brasil nessa copa. No começo da semana passada, a Irani Papel e Embalagem, de Vargem Bonita, Oeste do Estado, foi a primeira a anunciar que seus trabalhadores das áreas de gestão e comercial poderiam acompanhar as partidas da equipe brasileira.
A RD Station, de Florianópolis, além de flexibilizar o horário, vai ligar o telão do lounge da sede da empresa para que os colaboradores que estiverem no prédio possam acompanhar nesta segunda. Esse procedimento é para jogos que acontecem em horário comercial. A liberação para ver aos jogos foi informada em comunicado aos colaboradores.
Continua depois da publicidade
A Totvs, maior empresa brasileira de tecnologia, também decidiu liberar os colaboradores para assistir aos jogos do Brasil. Por isso, os cerca de 2 mil que atuam em Joinville poderão acompanhar a disputa, nesta segunda, na empresa ou em casa.
Como a Seleção Brasileira Feminina de Futebol não tem a mesma força da masculina em projeção e no aspecto comercial, as concessões para assistir aos jogos, desta vez, ocorreram em poucas empresas. Mas se as jogadoras do país conquistarem vitórias e forem para as etapas finais, a expectativa é de que um número maior de empresas liberem os trabalhadores para acompanhar a copa.
Instituições estaduais e municipais trabalharão normalmente nesta segunda-feira proque Estado e prefeituras não decretaram ponto facultativo.