O Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul), que reúne os governadores do Sul do Brasil, empossou nesta quinta-feira (01) na presidência o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, que sucedeu a Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. Os governadores de Santa Catarina, Jorginho Mello, e do Paraná, Ratinho Júnior, também participaram do evento em Campo Grande (MS). O catarinense defendeu cooperação das defesas civis dos quatro estados frente a problemas climáticos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Depois da tragédia das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano, quando a maioria dos demais estados do Brasil colaboraram para salvar vidas e patrimônio nas regiões afetadas, ficou evidente a importância da integração e cooperação na área de defesa civil dos estados.
– Além da posse, nossa principal missão aqui hoje foi tratar do convênio para cooperação mútua das ações de Proteção e Defesa Civil e do projeto para implementação do Centro de Operações Climáticas. Com este convênio assinado e firmado, estamos mostrando que os governos estaduais podem ser os protagonistas na ação climática do Brasil – afirmou o governador Jorginho Mello.
Nesse encontro do Codesul, foi assinado um termo de cooperação entre as defesas civis dos quatro estados e, também, assumido projeto para implementação do Centro de Operações Climáticas, informou o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza. A secretária de Articulação Nacional de SC, Vânia Franco, também participou do evento.
Continua depois da publicidade
Segundo ela, iniciativa de unir as defesas civis dos estados do Codesul foi sugestão do governador Jorginho Mello em outubro de 2023. A partir daí, ela promoveu várias reuniões para colocar esse plano em prática. O objetivo é somar esforços para minimizar impactos.
Jorginho Mello pediu apoio aos demais governadores para cobrar do governo federal a regulamentação e implementação do Fundo de Catástrofes (lei 137/2010), aprovado em 2010. Esse fundo vai permitir criar reserva de recursos públicos para enfrentar tragédias climáticas.
No encontro desta quinta-feira em Campo Grande, lideranças dos estados também falaram sobre o Projeto Visão Regional 2040, que visa a construção de políticas públicas de longo prazo para os estados do Codesul.
Leia também
Duas instituições de SC vencem o principal prêmio de segurança no trabalho do país
Multinacional tem ganho histórico de R$ 20 bilhões em valor de mercado
Como a transição energética e a inteligência artificial impulsionam a WEG
Maior porto de SC cresce 16% no primeiro semestre de 2024
Quem é o novo presidente da WEG, quarta empresa mais valiosa da bolsa brasileira